Páginas

sexta-feira, 4 de março de 2022

Faltam dois meses: eleitores têm até 4 de maio para regularizar o título

 TRE-BA retomou atendimento presencial e segue com serviços online para que todos os cidadãos fiquem em dia com a Justiça Eleitoral; quem perder o prazo do fechamento do cadastro não poderá votar em outubro



Os eleitores têm dois meses para solicitar alterações no título ou solicitar a primeira via do documento. O prazo é o próximo dia 4 de maio, véspera do fechamento do o cadastro eleitoral. Quem perder esse prazo não poderá votar nas Eleições Gerais, marcada para 02 de outubro deste ano. 

Para solicitar a regularização eleitoral ou tirar o primeiro título, o cidadão conta com o Núcleo de Atendimento Virtual ao Eleitor (NAVE), serviço mantido mesmo após a retomada do atendimento presencial, por meio de agendamento. O NAVE pode ser acessado pelo site do TRE-BA (www.tre-ba.jus.br), pelo Telegram (@maiatrebot) e pela central telefônica (71) 3373-7000, de segunda a sexta-feira, das 7h às 19h. 

Títulos cancelados

Além dos eleitores que irão votar pela primeira vez, todos os que estão com o título cancelado devem buscar pelo atendimento antes do fechamento do cadastro, no dia 4 de maio. O título eleitoral pode ser cancelado em razão de ausência em três eleições consecutivas (cada turno é considerado uma eleição) ou quando o cidadão deixa de comparecer à revisão realizada em seu domicílio eleitoral, a exemplo da revisão biométrica. O TRE baiano ressalta, no entanto, que o serviço de coleta dos dados biométricos está suspenso e, por isso, mesmo aqueles que faltaram ao processo podem solicitar o atendimento online, uma vez que a biometria não vem sendo exigida para a regularização do título eleitoral. 

Atendimento

Para ser atendido em cartório eleitoral, é necessário agendar o serviço e comparecer ao local com o comprovante de vacinação. As pessoas não vacinadas devem apresentar o teste RT-PCR negativo, realizado nas últimas 72 horas. A medida segue Portaria Nº 535/2021, publicada no Diário da Justiça Eletrônico (DJE) em novembro de 2021. 

Clique para solicitar agendamento 

Para atendimento virtual, eleitores podem acessar o site do Eleitoral baiano (www.tre-ba.jus.br) e buscar pela atendente virtual Maia, chatbot do NAVE. A atendente Maia também está disponível pelo aplicativo Telegram (@maiatrebot). Os cidadãos que tiverem dificuldades em utilizar os serviços virtuais podem contar ainda com a central telefônica do NAVE, disponível de segunda a sexta-feira, das 7h às 19h, pelo número (71) 3373-7000.

Além disso, o Eleitoral baiano disponibilizou o atendimento itinerante “TRE em todo lugar”. O serviço, fruto de uma parceria com a Federação das Indústrias do Estado da Bahia (Fieb), terá o primeiro ciclo de atendimento iniciado na segunda-feira (7/3), contemplando bairros de Salvador, Feira de Santana e Vitória da Conquista. A ação amplia ainda mais os canais de atendimento disponibilizados pela Justiça Eleitoral no estado e, desse modo, busca garantir que o cidadão realize o alistamento eleitoral ou regularize seu título até o próximo dia 4 de maio. Quem perder este prazo, não vai poder votar nas Eleições Gerais, que ocorrem em 2 de outubro deste ano.

4 comentários:

  1. Thank you for your impressive contribution 파칭코사이트인포. Keep going. Don't stop! Thank you for the other good article. Is there any place 경마사이트프로 to get the information from this perfect text? I'm looking for that information next week 스포츠토토탑 . I have a presentation.

    ResponderExcluir
  2. I think that i saw you visited my web site so i came to “return the favor”. I am trying to find things to enhance my web site! I suppose its ok to use some of your ideas!! I am constantly looking online for posts that can help me. Thanks!

    프로축구
    프로배구
    일본축구

    ResponderExcluir