terça-feira, 1 de junho de 2021

Revista do TRE-BA: gestão do presidente Roberto Frank é destaque da 5ª edição

Publicação traz artigos dos desembargadores eleitorais da Corte baiana e matérias sobre inovações e eventos realizados pelo Tribunal; versão digital está disponível para o acesso de todos os públicos


Já está disponível a 5ª edição da Revista do Tribunal Regional Eleitoral da Bahia (TRE-BA). A publicação é a primeira da gestão do atual presidente da Corte, desembargador Roberto Maynard Frank. Disponível em versão digital, a revista traz artigos dos desembargadores eleitorais, além de matérias sobre inovações e eventos realizados pelo Eleitoral baiano.

O presidente inicia a edição traçando um panorama atual do TRE-BA. Apesar de a sua gestão começar ainda no contexto da pandemia de Covid-19, a expectativa é de ancorar a liderança em projetos de investimento, tecnologia e capacitação, especialmente dos servidores das zonas eleitorais. “Buscamos uma prestação jurisdicional ainda mais eficiente, com serviços cada vez menos burocratizados”, escreveu.

Todos os desembargadores eleitorais que compõem a Corte assinam artigos na mais nova edição da Revista do TRE-BA. O vice-presidente e corregedor eleitoral, Mário Alberto Simões Hirs, fala sobre o retorno à Justiça Eleitoral, situada por ele como uma missão e também como uma questão de afeto.

Já o desembargador eleitoral Freddy Pitta Lima escreveu sobre a manutenção da propaganda institucional no Instagram e no Facebook. O papel do advogado como profissional indispensável à administração da Justiça é tema do artigo do desembargador Henrique Gonçalves Trindade, enquanto a desembargadora Zandra Parada refletiu sobre o empoderamento político da mulher e a garantia da participação feminina nas esferas de poder.

A cidadania é tema abordado pelo desembargador Ávio Mozar e a atuação do TRE-BA na realização das Eleições Municipais de 2020, primeiras no contexto pandêmico, é assunto do texto escrito pelo desembargador José Batista de Santana Júnior.

Inovações

A edição da Revista do TRE-BA traz ainda uma série de matérias sobre as inovações protagonizadas pelo Eleitoral baiano. O público lerá sobre o banco virtual desenvolvido para disseminar e catalogar novas práticas e sobre o PagTesouro, sistema de quitação online de multas eleitorais no uso do qual o TRE-BA é pioneiro no país.

Entre as inovações, a Revista destaca ainda o Coletacand, sistema eletrônico de prestação de contas para as Eleições Municipais 2020 e o Fala Cidadão, nova forma de atendimento inaugurada pelo TRE-BA.

Eventos

A Revista traz também matéria sobre a cerimônia virtual que marcou a posse do novo presidente do TRE-BA; o destaque dado pelo presidente Roberto Frank ao Coletacand, PagTesouro e parceria com a Coelba em evento do Coptrel e o lançamento da Rede de Altos Estudos em Audiências de Custódia. A posse de Pedro Godinho como desembargador eleitoral substituto na corte baiana também é pauta da Revista, assim como a posse dos novos dirigentes do TRE-MT e a solenidade de encerramento do curso de formação de juízes do Tribunal de Justiça da Bahia.

Por fim, a publicação destaca a parceria entre o TRE-BA e a Ordem dos Advogados do Brasil para a realização das Eleições da OAB-BA com urnas eletrônicas e a busca do TRE-BA por uma parceria institucional com procuradoria-geral de Justiça da Bahia e promotoria.

Nenhum comentário:

Postar um comentário