segunda-feira, 10 de maio de 2021

Seção de Biblioteca do TRE-BA lança Centro de Memória Virtual do Regional baiano nesta segunda (10/5)

Centro é inaugurado na data que marca a criação da Casa da Suplicação do Brasil, primeira instituição superior do judiciário brasileiro; objetivo é preservar história e memória da justiça do país




Em comemoração ao Dia da Memória do Poder Judiciário, celebrado nesta segunda-feira (10/5), a Seção de Biblioteca, Memória e Arquivo (SEBLIM) lança o Centro de Memória Virtual do Tribunal Regional Eleitoral da Bahia.

O dia 10 de maio foi escolhido por ser o mesmo do surgimento, em 1808, da primeira instituição superior criada no judiciário brasileiro – a Casa da Suplicação do Brasil, que passou a funcionar como última instância recursal, representando a independência judiciária do Brasil em relação a Portugal.


A celebração desta data foi instituída pela Resolução CNJ 316/2020, visando lembrar aos órgãos do Poder Judiciário sobre a importância de organizarem atividades para preservar a sua memória. A data também contribui para a disseminação da história da Justiça brasileira.

O Centro de Memória Virtual, que está na fase inicial de implantação, já conta com uma Galeria de ex-Presidentes do TRE-BA, incluindo a biografia de cada um, além da História da Justiça Eleitoral na Bahia; História das sedes; Exposições Permanentes e acervo de documentos antigos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário