Páginas

sexta-feira, 4 de março de 2022

TRE-BA lança projeto de atendimento itinerante e retoma serviço presencial

 Em coletiva realizada nesta quinta (3/3), o presidente Roberto Frank apresentou o “TRE em todo lugar” e anunciou a reabertura do atendimento presencial, por meio de agendamento, nos cartórios de todo estado

Presidente do TRE-BA, desembargador Roberto Frank; presidente da Fieb, Ricardo Alban; e diretor ...

O Tribunal Regional Eleitoral da Bahia (TRE-BA) lançou, nesta quinta-feira (3/3), o projeto “TRE em todo Lugar”. Três caminhões do Eleitoral baiano irão percorrer cidades do interior do estado e também bairros da capital para garantir atendimento ao público, especialmente a aqueles que não têm acesso à internet. 

O atendimento itinerante foi anunciado pelo presidente do TRE-BA, desembargador Roberto Frank, em entrevista coletiva realizada na sede do órgão, em Salvador. O serviço terá início na próxima segunda-feira (7/3). Neste primeiro ciclo, serão contemplados, além da capital, os municípios de Feira de Santana e Vitória da Conquista. 

No dia 14 de fevereiro o TRE-BA firmou parceria com a Federação das Indústrias do Estado da Bahia (Fieb) e entregou três caminhões à Federação para customização. Os carros foram adaptados e plotados gratuitamente pela FIEB de forma que possibilitará o atendimento itinerante. A iniciativa reforça o compromisso da gestão em empreender iniciativas inovadoras, promover articulação para reduzir gastos públicos, apostando sempre em boas práticas. 

Os caminhões irão circular com quatro atendentes do TRE-BA em cada carro, mais um supervisor e um servidor da área de tecnologia da informação. O objetivo é garantir o alistamento eleitoral de jovens entre 16 e 18 anos e a regularização dos mais de 2 milhões e 200 mil títulos cancelados, o que deve ser feito até 4 de maio. Quem perder este prazo, não poderá votar nas Eleições Gerais, em outubro. 

O presidente Roberto Frank enfatizou que o “TRE em todo lugar” foi pensado para atender os excluídos digitais, pessoas que não têm acesso à internet ou ainda têm dificuldade no uso desses recursos. 

“Levaremos o TRE-BA direto aos cidadãos, para que uma maior quantidade de eleitores possa tirar a primeira via do título e regularizar a situação cadastral, garantindo o direito ao voto em 2022”, afirmou o presidente. Apesar de o Eleitoral baiano ter aprimorado os serviços online na pandemia, a intenção do projeto é que ninguém deixe de votar por falta de acesso aos nossos serviços.

O presidente da Fieb, Ricardo Alban, esteve na coletiva, acompanhado do diretor do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai-BA), Rodrigo Alves, e reafirmou a importância da parceria com o TRE-BA. “Para nós, é uma satisfação abraçar esse projeto que envolve inovação, tecnologia e efetividade, incentivando que todo cidadão exerça o seu direito ao voto”. 

Roteiros

Programados para circular por todo o estado, os caminhões do TRE-BA começarão o roteiro em Salvador, Feira de Santana e Vitória da Conquista, cidades em que há maior número de eleitores com títulos cancelados. Com essa ampliação dos serviços eleitorais, o presidente Roberto Frank convocou o público. “Todos devem participar desse momento fundamental para a democracia, que é o direito ao exercício do voto”.

O primeiro ciclo de atendimento itinerante ocorrerá de segunda-feira (7/3) a sábado (12/3) e contemplará, além de bairros da capital baiana, localidades de Vitória da Conquista e Feira de Santana. Confira: 

Salvador

Data

Roteiro

Horário

De 7 a 9/3

Colégio Estadual Rotary, Ladeira do Abaeté S/N - Itapuã

Das 8h às 19h

De 10 a 12/3

Centro Social Urbano dos Pernambués,  Rua Thomaz Gonzaga, 150 - Pernambués

Das 8h às 19h

Feira de Santana 

Data

Roteiro

Horário

Dia 7/3

Distrito de Humildes. Colégio Estadual Estadual Padre Henrique que fica na Rua Cônego Olímpio, S/N

Das 8h às 19h

Dias 8 e 9/3

Distrito de Maria Quitéria, Creche Paulino Martins dos Santos - Primeira Travessa Artur de Assis /Alves de Freitas

Dia 8 (Das 13h às 19h)

Dia 9  (Das 8h às 13h)

De 10 a 12/3

SAC da Rodoviária de Feira de Santana – Rua. Vasco Filho, 23 - Serraria Brasil)

Das 8h às 19h

Vitória da Conquista 

Data

Roteiro

Horário

De 7 a 11/3

Centro Cultural Glauber Rocha, bairro Brasil

De 7 a 10/3 (Das 8h às 19h)

Dia 11/3 (Das 8h às 13h)

Dia 12/3

Distrito de José Gonçalves, Colégio Moisés Meira, Travessa Santo Antônio

Das 8h às 19h

Atendimento presencial 

Durante a entrevista coletiva, o presidente Roberto Frank também anunciou a retomada do atendimento presencial. A partir desta quinta-feira (3/3), os cartórios eleitorais de todo o estado passam a atender o público mediante agendamento, que pode ser feito pelo portal do TRE-BA ou por telefone (71) 3373-7000. 

O gestor do Eleitoral baiano reforçou a importância do público acessar os serviços disponíveis pelas mais diversas vias antes do encerramento das atividades, em 4 de maio. O fechamento do cadastro é previsto pela Lei nº 9.504/1997 e ocorre sempre 150 dias antes do pleito. Este ano, o cadastro será fechado em 5 de maio de 2022. Por isso, o eleitor só pode requerer os serviços da Justiça Eleitoral até o dia 4 de maio. 

Serviços online permanecem

Para além do atendimento itinerante e do agendamento para acesso presencial aos cartórios, os serviços online permanecem disponíveis e os eleitores podem contar com o auxílio do Núcleo de Atendimento Virtual ao Eleitor. O NAVE pode ser acessado pelo site do TRE-BA (www.tre-ba.jus.br), pelo Telegram (@maiatrebot) e pela central telefônica (71) 3373-7000, de segunda a sexta-feira, das 7h às 19h.

CB 

2 comentários:

  1. Thanks for the post and effort! Please keep sharing more such blog. MyFiosGateway Verizon
    mobdro

    ResponderExcluir
  2. Gracias por la información detallada. 텍사스홀덤 Me tomará un tiempo absorber esta información pero estoy muy feliz de encontrar tu artículo en línea.

    ResponderExcluir