Páginas

sábado, 29 de outubro de 2022

É amanhã: eleitores baianos votarão para os cargos de governador e presidente

Candidatos e partidos políticos têm até as 22h deste sábado (29/10), para fazerem propaganda eleitoral



Neste domingo (30/10), quando acontece o 2º turno turno das Eleições Gerais, os mais de 11 milhões de eleitores baianos retornarão às urnas para definição do governador do Estado e do presidente da República. Até às 22h deste sábado (29/10), véspera do pleito, os candidatos ainda poderão realizar propaganda eleitoral, por meio da distribuição de material gráfico, passeata, carreata ou uso de carro de som e alto-falantes que trafeguem pela cidade divulgando jingles ou mensagens das candidaturas.


Após esse horário, todos esses atos de campanha estão proibidos, segundo o artigo 39, parágrafos 3º e 5º, inciso I, da Lei das Eleições (Lei nº 9.504/1997) e o artigo 15 da Resolução nº 23.610/2019, que trata de propaganda eleitoral.


Os eleitores e eleitoras que ainda estejam em dúvida quanto a escolha do seu candidato poderão também acessar a página do Sistema DivulgaCandContas, ferramenta desenvolvida pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) para divulgação de informações detalhadas sobre candidatas e candidatos. O endereço de acesso é o divulgacandcontas.tse.jus.br.  


No sistema, é possível consultar diversas informações sobre a candidatura, como número do candidato na urna, partido, composição da coligação (se for o caso), nome que usará na urna, grau de instrução, ocupação, site da candidata ou do candidato, proposta de governo, descrição e valores dos bens que possui, além de eventuais registros criminais, entre outras.


Ordem da votação

 

Neste domingo (30/10), os eleitores baianos deverão votar primeiro para governador e, em seguida, para presidente. Para ambos os cargos, um número com dois dígitos deverá ser informado na urna. 

 

A Justiça Eleitoral lembra que eleitores contarão com tempo extra para conferência do voto na urna eletrônica. Desse modo, após digitar o número do candidato ao Governo do Estado, o cidadão deverá aguardar um segundo para apertar a tecla confirma ou, se for o caso, corrige. Após o comando ser acionado, a urna emitirá um som breve. Ao fim, depois da escolha do candidato para Presidência da República, o aparelho emitirá o clássico som por um período mais longo.

 

Ascom TRE-BA; CM

Nenhum comentário:

Postar um comentário