sexta-feira, 28 de maio de 2021

Presidente do TRE-BA parabeniza novos dirigentes do TRE-RS

Desembargador Roberto Frank acompanhou a cerimônia virtual de posse dos desembargadores Arminio José Abreu Lima da Rosa e Francisco José Moesch, respectivamente presidente e vice-presidente


O presidente do Tribunal Regional Eleitoral da Bahia (TRE-BA), desembargador Roberto Maynard Frank, prestigiou a posse do novo presidente do Regional Eleitoral do Rio Grande do Sul (TRE-RS), desembargador Arminio José Abreu Lima da Rosa, eleito no mês de abril para o biênio 2021-2022. A posse ocorreu em cerimônia híbrida - parte presencial, parte virtual - na tarde desta sexta-feira (28). O desembargador Francisco José Moesch tomou posse como vice-presidente e corregedor regional eleitoral do Rio Grande do Sul.

Roberto Maynard Frank parabenizou o desembargador André Luiz Planella Villarinho, que deixou a presidência do Regional na mesma ocasião, “por sua exemplar gestão”. “Cumprimento e desejo pleno êxito ao novo presidente, desembargador Arminio José Abreu Lima da Rosa, e ao novo vice-presidente e corregedor regional eleitoral, Francisco José Moesch. O Regional sul-riograndense passa de excelentes mãos para excelentes mãos! O que posso desejar a toda a família do TRE Rio Grande do Sul é saúde para seguir servindo aos cidadãos e cidadãs com excelência”, escreveu o presidente do Eleitoral baiano.

A cerimônia foi acompanhada presencialmente por autoridades como o governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite; presidente da Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul (AL-RS), deputado Gabriel Souza; além do presidente do Tribunal de Justiça local (TJ-RS),desembargador Voltaire de Lima Moraes. Em seu discurso de despedida, o desembargador André Luiz Planella Villarinho lembrou da eleição realizada em 2020 em plena pandemia, com desafios para manter a segurança de mesários, eleitores e de todas as pessoas envolvidas na realização de uma eleição.

O novo presidente do Regional do Rio Grande do Sul ressaltou em seu discurso de posse o aperfeiçoamento da Justiça Eleitoral, a importância do voto e que todos devem combater às fake news. Para ele, o processo eleitoral amadureceu com o advento da urna eletrônica há 25 anos. “Essa melhoria do nosso processo eleitoral advém das urnas eletrônicas, simplificando o procedimento de votação e da apuração de votos. Nesses 25 anos de urna eletrônica, quem definitivamente ganhou, ganhou lisamente”, declarou complementando que, após essa sistemática, “ninguém, mas ninguém mesmo, pode lançar alguma dúvida minimamente razoável, quanto aos resultados apurados pela Justiça Eleitoral”.

Sobre os novos presidente e vice-presidente do TRE-RS

O novo presidente do TRE-RS, desembargador Arminio José Abreu Lima da Rosa, é natural de Porto Alegre, formado em Ciências Jurídicas e Sociais pela Faculdade de Direito da Universidade Federal do Rio Grandes do Sul (Ufrgs), em 1975. Se tornou juiz em 1976 e, em 1997, foi promovido a desembargador do TJ do Rio Grande do Sul. Em 2008, presidiu a Corte gaúcha.

Já o vice-presidente, desembargador Francisco Moesch, é formado em Direito pela PUC-RS, além de ser graduado em Administração de Empresas pela Ufrgs. Foi advogado de 1972 a 1995, secretário-geral da Ordem dos Advogados do Brasil - Seção Rio Grande do Sul (OAB-RS) e professor de Direito em diversas instituições de ensino.

CC

Nenhum comentário:

Postar um comentário