segunda-feira, 24 de maio de 2021

EJE-BA lança Podcast Voz e Vez da Juventude

Atividade visa estimular a participação política e cidadã de jovens durante a pandemia


Para difundir conhecimentos e reflexões, estimulando os jovens ao exercício da cidadania e à participação política, a Escola Judiciária Eleitoral (EJE) do Tribunal Regional Eleitoral da Bahia (TRE-BA) lançará nesta quarta-feira (26), a atividade “Podcast – Voz e Vez da Juventude”. O primeiro episódio abordará o tema “Política para Jovens e pelos Jovens”.

O público alvo são estudantes dos anos finais do ensino fundamental (6º ao 9º ano); da Educação de Jovens e Adultos (EJA); e do ensino médio das escolas participantes dos projetos “Eleitor do Futuro - Educação para a cidadania” e “#PartiuMudar- Educação para a cidadania democrática no ensino médio”.

Os episódios serão disponibilizados em programas estruturados via streaming (Spotify). Todo o conteúdo ficará disponível, também, no portal da EJE-BA, na aba “Programas de Cidadania”.

Os projetos da EJE-BA são desenvolvidos para cumprir sua missão institucional de contribuir com a formação política de jovens, com a difusão de uma cultura cidadã. Os projetos estão amparados na Resolução TSE nº 23.482/2016. As ações são desenvolvidas em parceria com a Secretaria de Educação do Estado da Bahia (SEC) e Secretaria Municipal de Educação de Salvador (SMED).

“Como uma das missões da Escola Judicial Eleitoral é contribuir para a formação política dos jovens, promovendo ações voltadas para a cidadania, considerando a situação atual de afastamento social que estamos vivendo, a equipe da EJE-BA precisou se adaptar no sentido de utilizar os meios digitais disponíveis. Daí, surgiu a ideia da atividade ‘podcast voz e vez da juventude’, com base em ações de outras duas EJEs, a fim de informar sobre temas importantes, difundindo conhecimentos e reflexões que possam estimular os jovens no exercício da cidadania e a participação política”, afirma Adriana Passos, chefe da Seção de Programas Institucionais (SEPRI) da EJE-BA.

Funcionamento do Podcast

Serão ao total 12 episódios, sendo 9 temáticos e 3 de “Perguntas e respostas”: 1. Política para jovens e pelos jovens; 2. Participação ativa da juventude na política; 3. A participação feminina no processo democrático; 4. Perguntas e Respostas sobre os 1º, 2º e 3º episódios; 5. Estatuto da juventude: relevância e efetividade; 6. A arte na construção da aprendizagem juvenil; 7. A cidadania como direito essencial na construção da democracia; 8. Perguntas e Respostas sobre os 5º, 6º e 7º episódios; 9. A segurança do processo eletrônico de votação; 10. A influência das mídias sociais na vida dos jovens; 11. Internet segura e 12. Perguntas e Respostas sobre os 9º, 10º e 11º.

Os questionamentos dos estudantes deverão ser enviados para o e-mail da Seção de Programas Institucionais – SEPRI da EJE-BA (sepri@tre-ba.jus.br), com a identificação do número do episódio, do tema e do estudante questionador (nome completo, idade, escola e série) até as datas estabelecidas no cronograma. Serão selecionadas oito perguntas sobre os três episódios já publicados para serem respondidas por um convidado ou convidada. As respostas serão divulgadas no episódio “Perguntas e Respostas”. Serão selecionadas quatro perguntas de estudantes do projeto “Eleitor do Futuro” e quatro de estudantes do “#PartiuMudar”. Ao final da atividade, a escola de cada projeto que tiver o maior número de perguntas veiculadas nos episódios de “Perguntas e Respostas” será premiada com um conjunto de caixa de som e microfone.

O objetivo é que os prêmios sejam utilizados pela unidade escolar para o desenvolvimento de atividades educacionais lúdicas, artísticas e culturais para contribuir com a formação dos estudantes. Ao final da ação, as escolas participantes avaliarão a atividade realizada.


CC

Nenhum comentário:

Postar um comentário