sexta-feira, 23 de abril de 2021

Presidente do TRE-BA prestigia posse dos novos dirigentes do TRE-MT

Mandato dos novos juízes membros da Corte Eleitoral mato-grossense terá início no próximo dia 26 de abril e vai durar dois anos 


O presidente do Tribunal Regional Eleitoral da Bahia (TRE-BA), desembargador Roberto Maynard Frank, prestigiou, nesta sexta-feira (23/04), a cerimônia virtual de posse dos novos dirigentes do TRE de Mato Grasso, aos quais deseja “pleno êxito no desempenho de tão nobre missão”.

A partir de agora, o desembargador Carlos Alberto Alves da Rocha e a desembargadora Nilza Maria Pôssas de Carvalho, passam a compor a Corte do Regional mato-grossense, que possui 89 anos de existência. O mandato de ambos terá início no próximo dia 26 de abril e vai durar dois anos (2021/2023)

Fake news x democracia

A desembargadora Nilza Maria Pôssas de Carvalho franqueou a palavra a Carlos Alberto Alves da Rocha. Em seu discurso, ele frisou o papel da Justiça Eleitoral (JE) para resguardar a cidadania e a democracia brasileiras e o seu constante aperfeiçoamento para proporcionar aos cidadãos brasileiros condições para expressar livremente a sua vontade política por meio do voto.

Ele também destacou a celeridade e a transparência do processo de votação brasileiro e afirmou que a JE vai continuar trabalhando para combater notícias falsas “usadas para alterar a interpretação e opinião das pessoas sobre determinados assuntos”, prática a qual chamou de “nefasta, que tem propósito doloso de confundir a população e incutir mentiras objetivando atingir cidadãos de bem, candidatos, partidos e a própria Justiça Eleitoral”. 

O novo membro da Corte do TRE-MT salientou que a tarefa de combater as fake news é de toda a população, devendo se certificar sobre o que recebe e repassa nas redes sociais. Ato importante para “extirpar esse cancro que é difundido somente por aqueles que não querem a democracia”.

Para ele, “o protagonista do pleito eleitoral não é o candidato, mas o eleitor, cabendo a cada um atuar energicamente até o dia da eleição na busca da verdade e, então, votar consciente”.

Prestes a finalizar o seu pronunciamento, o desembargador tratou da conjuntura sociopolítica atual e apontou desafios. “Temos consciência dos desafios que nos batem à porta; nos parecem maiores que os vivenciados em tempos passados, visto que agora vivemos um evento histórico que atinge a saúde, as finanças, a organização social e a política, esta, que deveria ser o porto-seguro, vem sendo levada por extremistas, que em nada ajudam”, arrematou.

O evento foi conduzido pelo desembargador Gilberto Giraldelli, que se despede da Presidência do Regional. A eleição para os cargos de presidente e vice-presidente está marcada para a próxima terça-feira (27/04), às 09h, durante sessão plenária.

Presenças

Participaram do evento, através de plataforma digital, a presidente da Associação dos Magistrados Brasileiros (AMB), juíza Renata Gil; o diretor-geral do TRE-MT, Mauro Sérgio Rodrigues Diogo; o governador de Mato Grosso, Mauro Mendes Ferreira; o deputado estadual e presidente da Assembleia Legislativa do Mato Grosso, Max Russi; a presidente do Tribunal de Justiça de Mato Grosso, desembargadora Maria Helena Póvoas; o presidente da Ordem dos Advogados do Brasil – Seccional Mato Grosso (OAB-MT), Leonardo Campos; o procurador Regional Eleitoral, Erich Raphael Masson; o procurador-geral de Justiça de Mato Grosso, José Antônio Borges Pereira; além de juízes membros do TRE-MT e dezenas de autoridades do campo jurídico.

DP

Nenhum comentário:

Postar um comentário