sexta-feira, 9 de abril de 2021

‘Fala cidadão’ é novo sistema de atendimento do TRE-BA

 Ferramenta auxiliará o eleitor a fazer elogios, tirar dúvidas, sugerir melhorias, além de registrar denúncia ou reclamação



O Tribunal Regional Eleitoral da Bahia (TRE-BA), por meio de sua Ouvidoria, lançou, nesta sexta-feira (9/4), novo sistema de atendimento. Com visual mais atrativo, o ‘Fala Cidadão’ é uma ferramenta que auxiliará o eleitor a registrar elogios, dúvidas, sugestões de melhorias, além de denúncia ou reclamação. Para acessar a ferramenta, o interessado deverá digitar em qualquer navegador de internet o endereço: https://falacidadao.tre-ba.jus.br

No ato da manifestação, o cidadão deverá selecionar qual demanda deseja registrar e seguir os demais passos solicitados pelo sistema. Será necessário ainda, descrever a solicitação, adicionar o município e o local de ocorrência. O envio de anexo é opcional. Todo o andamento do registro poderá ser acompanhado pelo interessado.

Na página principal do Fala Cidadão é possível fazer Solicitação de Acesso à Informação (LAI) e o Exercício de Direito (LGPD). O eleitor poderá verificar também as perguntas frequentes e consultar os dados estatísticos de atendimento realizados pela Ouvidoria.


Sobre o sistema  

O sistema é resultado de parceria entre a Ouvidoria do Regional baiano e a Secretaria de Tecnologia da Informação (STI), com a participação da fábrica de softwares, que oferece soluções tecnológicas para o TRE da Bahia.

Para o juiz ouvidor, Freddy Carvalho Pitta Lima, o novo sistema é um avanço no atendimento ao eleitor. “A ferramenta é mais moderna, mais bonita, mais prática, onde o eleitor receberá as respostas de forma mais célere e, internamente, os setores poderão responder diretamente no sistema da Ouvidoria, não precisando mais da troca de e-mails para tramitação das demandas”, explicou.

O Fala Cidadão é um projeto estratégico que vem sendo desenvolvido pelo Tribunal desde 2018, tendo como principais entregas a requalificação do mobiliário do TRE-BA, requalificação da CAP (Central de Atendimento ao Eleitor), nova sala para atendimento telefônico, e por fim, a implementação de novo sistema para suporte às atividades da Ouvidoria. 


HS

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