Páginas

terça-feira, 16 de março de 2021

“Ouvidor tem papel fundamental no fortalecimento da democracia”, afirma juiz Freddy Pitta Lima

 Dia Nacional do Ouvidor é celebrado em 16 de março; Ouvidoria do Tribunal Regional Eleitoral da Bahia (TRE-BA) foi instituída através da Resolução Administrativa, nº 06/2010, de 18/05/2010


O Tribunal Regional Eleitoral da Bahia (TRE-BA) celebra, nesta quarta-feira (16/3), o Dia Nacional do Ouvidor. O dia é comemorado nacionalmente em 16 de março, data instituída pela Lei nº. 12.632/2012, uma vez que nesse mesmo dia de março, em 1995, foi criada a ABO – Associação Brasileira de Ouvidores e Ombudsman. Na Corte Eleitoral Bahia, a Ouvidoria foi instituída através da Resolução Administrativa TRE-BA nº 06/2010, de 18/05/2010.  


O Juiz Ouvidor, Freddy Carvalho Pitta Lima, ressalta que “o Ouvidor tem papel fundamental no fortalecimento da democracia, já que responsável por viabilizar, em primeira ordem, a participação direta do cidadão no serviço público e com isso possibilitar o controle social sobre a atuação do órgão”.

A Ouvidoria Regional Eleitoral da Bahia é a unidade que atua na defesa da cidadania sendo uma instância de controle e participação social que possibilita o acesso da população, por meio de canais permanentes de comunicação, exercendo sua competência, interna e externamente, aos assuntos relacionados a trâmites administrativos e procedimentos judiciais, com vistas ao aprimoramento dos mecanismos de transparência, presteza, eficiência e segurança dos serviços e das atividades desenvolvidas pela Justiça Eleitoral neste Estado.

O cidadão poderá participar através manifestações como: denúncias, reclamações, sugestões, elogios além de pedidos de acesso à informação. A Ouvidoria também é responsável pelo SIC (Serviço de Informação ao Cidadão).


A ouvidoria em números

No ano de 2020, em razão da pandemia do Covid 19, os principais meios de envio de solicitações diretas à Ouvidoria foram o e-mail e o whatsapp. No whatsapp foram trocadas 48.341 mensagens com cidadãos. Já por e-mail, foram atendidas 2.956 pessoas.

Além das demandas por whatsapp e e-mail, a Ouvidoria recebeu em seu sistema de registro de demandas 2.860 solicitações representando um aumento de mais de 200% em relação ao ano anterior.

Fale com a Ouvidoria

Caso o eleitor queira esclarecer alguma dúvida, poderá elucidá-la pelo WhatsApp ou se desejar registrar uma reclamação/denúncia ou fazer um elogio, poderá encaminhar um e-mail para ouvidoria@tre-ba.jus.br ou acessar o formulário WEB


5 comentários:

  1. E se você usar o WhatsApp Aero TechGara.com, o resto da noite o aplicativo oferece muitos recursos úteis para ajudá-lo a ter uma boa experiência ao usar

    ResponderExcluir
  2. Thank you for the interesting information that you share, download the font of horror, spooky, and immediately access
    ghastly panic font for fast download, completely free.

    ResponderExcluir
  3. Obrigado por compartilhar. Espero que gostem do que apresentei no Clique aqui

    ResponderExcluir