sábado, 27 de março de 2021

Luzes apagadas: TRE-BA adere à Hora do Planeta, neste sábado (27/03)

Ideia  é que as luzes de casas ou ambientes de trabalho, por exemplo, sejam apagadas às 20h30, durante uma hora, chamando atenção sobre os impactos das mudanças climáticas


Reafirmando seu compromisso com a sustentabilidade, o Tribunal Regional Eleitoral da Bahia (TRE-BA) aderiu à campanha Hora do Planeta. Proposta pela Organização Não Governamental (ONG) WWF, a ideia é que pessoas de todo o mundo apaguem as luzes de suas casas ou ambientes de trabalho, por exemplo, às 20h30, durante uma hora, neste sábado (27/03).

A ação, realizada anualmente, desde 2007, com origem na Austrália e adesão ao redor do mundo, tem objetivo de conscientizar a população sobre as mudanças climáticas e seus impactos para todos os seres vivos.

No TRE-BA, atendendo à Resolução do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) nº 201/2015, durante todo o ano são realizadas ações para reduzir impactos ambientais, a exemplo de economia de energia elétrica, uso racional da água, redução na geração de resíduos e seu descarte sustentável.

Por meio de iniciativas implementadas pelo Núcleo do Plano de Logística Sustentável (PLAS), por exemplo, o consumo de água potável no Eleitoral baiano caiu entre 2017 e 2020, saindo de 32.030m³, em 2017, para 21.583³, em 2020. Isso foi possível graças à instalação de novos purificadores de água e de torneiras com temporizadores nos banheiros; a substituição gradual das descargas por mecanismos de duplo acionamento; orientação da equipe de jardinagem quanto ao uso de esguichos e mangueiras; campanha de orientação sobre abertura imediata de chamado, que pode ser feito por qualquer servidor, ao identificar algum vazamento; dentre outras.

DP




Nenhum comentário:

Postar um comentário