Páginas

sexta-feira, 19 de março de 2021

Cerimônia marca inauguração de 1ª etapa do Anexo III do TRE-BA; evento também nomeou prédios da capital e interior

Evento, realizado virtualmente na manhã desta sexta-feira (19/3), foi transmitido ao vivo

A primeira etapa da obra do Anexo III do Tribunal Regional Eleitoral da Bahia (TRE-BA) foi inaugurada, nesta sexta-feira (19), pelo presidente do órgão, desembargador Jatahy Júnior. Na ocasião, também foi inaugurada a galeria de fotos dos presidentes, vice-presidentes e corregedores, além da aposição das placas nominando os prédios da Justiça Eleitoral da Bahia. O evento foi transmitido pelo canal oficial do TRE-BA, no YouTube. 

Confira na TV TRE-BA

Durante pronunciamento, o desembargador Jatahy falou sobre a importância da homenagem prestada às personalidades agraciadas. “Estamos aqui na sede do Poder Judiciário Eleitoral do Estado da Bahia, em todos os seus anexos e, também, em todos os seus fóruns podemos afirmar, de forma categórica, que estamos na casa da cidadania e, então, nada mais justo do que colocar o nome dessas personalidades que em muito colaboraram para o aprimoramento do regime democrático e o avanço da cidadania a fim de homenagear as suas memórias. Então, é com muita alegria que assim o faço, cumprindo resolução do Tribunal, com minuta elaborada por comissão presidida pela desembargadora Zandra Parada, a quem parabenizo pelo trabalho minucioso que definiu alguns nomes que denominarão estas casas. Em razão disso, neste dia, tenho a alegria de fazer à aposição destas placas e registro para posteridade essa salutar iniciativa do TRE baiano”. 

Homenagens

O prédio do Anexo III foi cedido pelo Tribunal Regional do Trabalho da 5ª Região, passou a ser chamado de Anexo Desembargador Cícero Dantas Britto. No local, funcionarão os gabinetes da Presidência, da Diretoria-Geral, dos magistrados e de apoio; zonas especializadas; um posto avançado da Coordenadoria de Obras e Manutenção Predial (COMANP) e os cartórios das 19 zonas eleitorais de Salvador. O espaço possui 4.675m² de área construída. 

A galeria de fotos é um relevante meio de preservar a memória do Tribunal e de homenagear os presidentes, vice-presidentes e corregedores, pela importante contribuição e serviços prestados a Justiça Eleitoral. Ao todo, foram agraciados 90 magistrados, sendo 27 presidentes, 33 vice-Presidentes e 30 corregedores, que atuaram com lisura desde a implantação deste Tribunal Eleitoral, em 1932.

A sede do TRE-BA, situada na 1ª Avenida do Centro Administrativo da Bahia (CAB), passou a se chamar Edifício-Sede do Tribunal Regional Eleitoral da Bahia Desembargador Jatahy Fonseca. Ele presidiu o Tribunal de Justiça da Bahia (1998-2000); foi corregedor-geral da Justiça do Estado da Bahia (1994-1996); vice-presidente do TRE-BA e corregedor Regional Eleitoral (1996-1998), além de criador da primeira Ouvidoria Judicial do Brasil República.

O Anexo I (também conhecido como prédio dos cartórios), passou a se chamar Anexo João Filgueiras da Gama Lima (Lelé). O Anexo II, prédio contíguo à sede, agora se chama Anexo Desembargadora Ruth Pondé. 

Localizado no edifício-sede, o auditório recebeu o nome de Luís Gama, em homenagem ao orador, jornalista e escritor brasileiro, patrono da Abolição da Escravidão no Brasil, conhecido como o “Advogado dos Escravos” e cujo nome está inscrito no panteão dos heróis nacionais.

A Sala de Sessões foi denominada de Ministro Adalício Coelho Nogueira. O Centro de Apoio Técnico (CAT) agregou o nome de Daniel Alves Miranda de Oliveira. Servidor do TRE-BA desde 1996, ele foi chefe de cartório e exerceu diversas funções, vindo a falecer em 2020.

Unidades do interior

Virtualmente e de forma simbólica, o Fórum Eleitoral de Alagoinhas recebeu o nome do Desembargador Moacyr Pitta Lima. Alagoinhas é a segunda cidade do interior a receber esta ação. A primeira foi Livramento de Nossa Senha, na 101ª Zona, onde o Fórum Eleitoral recebeu o nome de Procurador de Justiça Valdir Caires Mendes (saiba mais clicando aqui).

Unidades da Justiça Eleitoral também serão nomeadas nas seguintes cidades baianas: Jequié, Ilhéus, Valença, Vitória da Conquista, Ipirá, Guanambi, Ipiaú, Barreiras, Porto Seguro, Itaparica, Cruz das Almas, Tucano, Seabra, Irecê, Ribeira do Pombal, Feira de Santana, Alagoinhas, Eunápolis, Camaçari, Caculé, Catu, Dias D’Ávila, Gandu, Itabuna, Lauro de Freitas, Luís Eduardo Magalhães, Mata de São João, Nazaré, Amargosa, São Sebastião do Passé, Serrinha, Teixeira de Freitas, Barra, Paulo Afonso e Santo Antônio de Jesus.

HS

Nenhum comentário:

Postar um comentário