sábado, 12 de dezembro de 2020

Desembargador Jatahy e ministro Barroso serão homenageados, em Brasília, com Medalha do Copeje

Encontro, nos dias 14 e 15 de dezembro, acontecerá pela metodologia híbrida (presencial e virtual), com transmissão ao vivo pelo canal do TSE no YouTube


O desembargador Jatahy Júnior, presidente do Colégio de Presidentes dos Tribunais Regionais Eleitorais (Coptrel) e do Tribunal Regional Eleitoral da Bahia (TRE-BA), será homenageado, juntamente com o presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), ministro Luís Roberto Barroso, com a medalha Ministro Célio Silva. A outorga da mais alta comenda concedida pelo Colégio Permanente de Juristas da Justiça Eleitoral (Copeje) acontecerá na tarde da próxima segunda-feira (14/12), durante o VII Encontro Nacional do Copeje, em Brasília (DF), e será transmitido, ao vivo, pelo canal do TSE no Youtube

A honraria, aprovada à unanimidade por todos juristas das cortes eleitorais, incluindo o TSE, foi proposta pelo desembargador Eleitoral Telson Ferreira (TRE-DF), presidente do Copeje. A escolha do nome do desembargador Jatahy se deu em razão do trabalho prestado em benefício da Justiça Eleitoral baiana, bem como por sua atuação enquanto representante do Coptrel, nos termos da Resolução nº 1/2017, do Copeje. 

O encontro 

A Escola Judiciária Eleitoral do Tribunal Superior Eleitoral (EJE/TSE) promove nos próximos dias 14 e 15 de dezembro (segunda e terça), no Auditório I do Tribunal, o VII Encontro Nacional do Colégio Permanente de Juristas da Justiça Eleitoral (Copeje). O evento será realizado pela metodologia híbrida (presencial e virtual), com transmissão ao vivo pelo canal da Justiça Eleitoral no YouTube. 

Em razão dos protocolos de segurança adotados diante da pandemia de Covid-19, a modalidade presencial será limitada a 35 pessoas (integrantes da mesa de honra, palestrantes e agraciados). A abertura será às 9h30, com a participação do diretor da EJE/TSE, ministro Tarcisio Vieira de Carvalho Neto; do ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Nunes Marques; da vice-diretora da EJE/TSE, Caroline Lacerda, e do presidente do Copeje, Telson Ferreira. 

Em seguida, serão realizados dois painéis envolvendo os temas "Eleições e pandemia - sucesso das eleições - segurança do sistema eleitoral brasileiro", às 10h, e "Candidatura de mulheres e de negros – segurança do sistema eleitoral brasileiro", às 11h. 

Ainda na segunda, a partir das 15h, será realizada a cerimônia de entrega da Medalha de Alta Distinção Ministro Célio Silva, que será concedida a diversas autoridades. A medalha é a mais alta comenda concedida pelo Copeje em reconhecimento aos relevantes serviços prestados em favor do engrandecimento e do fortalecimento da Justiça Eleitoral. 

O evento também marcará o lançamento da 2ª edição da Revista de Jurisprudência do Copeje, em homenagem ao ministro Dias Toffoli. A obra reúne julgados relevantes do STF, do TSE e dos Tribunais Regionais Eleitorais selecionados pelos próprios juristas. 

O encerramento do encontro está previsto para as 12h de terça-feira. 


Mais informações pelo e-mail eadeje@tse.jus.br ou na página do Ambiente Virtual de Aprendizagem da EJE


Sobre o Copeje 

O Copeje foi fundado em 18 de novembro de 2016 e tem como integrantes ministros e ex-ministros do TSE, bem como juízes titulares e substitutos dos Tribunais Regionais Eleitorais da classe dos juristas. Também integram e participam do Copeje ex-juízes membros dos TREs da mesma classe. 

A realização dos encontros nacionais de juristas consta do rol dos objetivos institucionais do Copeje. O objetivo dos eventos é promover o debate acadêmico entre os membros da Justiça Eleitoral, com a participação de doutrinadores e juristas, para atualizar e difundir o conhecimento jurídico e estimular o relacionamento entre os ministros e juízes eleitorais, buscando a socialização do conhecimento na área do Direito Eleitoral, em todos os estados da Federação, visando a integração. 

Com informações do TSE

Nenhum comentário:

Postar um comentário