A Justiça Eleitoral mantém os mesmos protocolos de segurança do primeiro turno, considerando que a pandemia ainda é uma realidade no Brasil
Neste domingo (29/11), eleitores de Vitória da Conquista e de Feira de Santana escolherão os próximos prefeitos no segundo turno das Eleições Municipais de 2020. Para auxiliar todos os que irão às urnas e, também, aqueles que não poderão comparecer, o Tribunal Regional Eleitoral da Bahia (TRE-BA) responde às perguntas mais comuns do eleitorado.
Quem não votou no primeiro turno pode votar no segundo?
Sim. Não há qualquer restrição para o voto de quem faltou às urnas no dia 15 de novembro, desde que o título deste eleitor ou eleitora esteja em dia. Para a Justiça Eleitoral, cada turno conta como uma eleição independente. Mesmo podendo votar no segundo turno, é necessário justificar a ausência no primeiro.
Quando e como justificar a ausência no primeiro turno?
Em 2020, quem não votou porque não estava em seu domicílio eleitoral pôde fazer isso por meio do aplicativo e-Título, que identifica, por um sistema de georreferenciamento, a localização do eleitor. Essa justificativa ficou disponível apenas no dia e horário da votação. Aqueles que não compareceram por outras questões, como motivo de saúde, também podem usar o e-Título para a justificativa, mas apenas depois da eleição, em até 60 dias. Outra alternativa é acessar, pela internet, o sistema Justifica, do Tribunal Superior Eleitoral (TSE).
E no segundo turno?
As mesmas regras para justificar a ausência do voto no primeiro turno valem para o segundo turno.
Como saber o local de votação?
A Justiça Eleitoral disponibiliza essa informação em diversas plataformas. É possível telefonar para o cartório (números disponíveis no site do TRE-BA). Uma alternativa é acessar o próprio site. Na página inicial, basta clicar em “Serviços ao eleitor” e selecionar a aba “Local de votação”. No aplicativo e-Título, também é possível obter essa informação. O TRE-BA orienta seus eleitores a baixar o aplicativo que, além de funcionar como versão digital do documento, possui essa e outras funcionalidades. O download é gratuito e está disponível para iOS e Android. Essa informação também pode ser obtida pelo WhatsApp do TRE-BA: (71) 99602-7777.
O TRE-BA tem uma atendente virtual?
Sim. O nome dela é Clara e ela está a postos para tirar todas as dúvidas dos eleitores baianos pelo WhatsApp. O serviço funciona 24 horas por dia, todos os dias da semana. Clara responde a dúvidas sobre local de votação, emissão de certidão, links de acesso e telefones da Justiça Eleitoral. Para falar com Clara, basta mandar um oi para o número (71) 99602-7777 e escrever sobre o assunto que deseja saber. O objetivo do TRE-BA é que essa atendente permaneça na Ouvidoria depois das Eleições, como um canal de comunicação permanente.
A Ouvidoria também atende por número fixo?
Sim. As mesmas dúvidas podem ser respondidas por meio do telefone (71) 3373-7000, das 8h às 18h.
O que é necessário levar no dia de votação?
Eleitores que realizaram a revisão biométrica e baixaram o aplicativo e-Título, devem levar apenas o celular, uma vez que a foto aparece na versão digital do documento. Quem não fez a biometria, mas tem o e-Título, deve levar, além do telefone, um documento oficial com foto. A Justiça Eleitoral aceita RG, Carteira Nacional de Habilitação ou Passaporte. Eleitores que têm a versão impressa do título podem levar o documento, para facilitar a localização do local de votação, mas é possível votar sem ele.
Quais serão os protocolos de segurança adotados por conta da Covid-19?
A Justiça Eleitoral mantém os mesmos protocolos de segurança do primeiro turno, considerando que a pandemia ainda é uma realidade no Brasil. O horário de votação foi antecipado em uma hora e os eleitores com mais de 60 anos são prioridade entre as 7h e as 10h. Eleitores que chegarem até o horário de encerramento (17h) poderão votar. Após este horário, não mais. Novamente, só será possível votar quem estiver usando máscara. Os mesários e demais colaboradores do TRE-BA terão equipamentos de proteção individual e as seções estarão equipadas com álcool 70 em gel. Haverá canetas disponíveis para assinatura no caderno de votação, mas o recomendável é que cada eleitor leve a sua e permaneça na sala apenas o tempo necessário para votar.
hanks for sharing the article, and more importantly, your personal experience mindfully using our emotions as data about our inner state and knowing when it’s better to de-escalate by taking a time out are great tools. Appreciate you reading and sharing your story since I can certainly relate and I think others can to
ResponderExcluirkodi.software