Relatório preliminar ressalta o alto comparecimento dos brasileiros às seções eleitorais em meio ao surto da Covid-19 e adequação do processo eleitoral ao plano sanitário de contenção da doença
A alta taxa de comparecimento dos brasileiros às seções eleitorais no último domingo (15/11) e a disponibilização de equipamentos de proteção individual – como álcool em gel, máscaras e face shields – suficiente para atender mesários, servidores da Justiça Eleitoral e eleitores foram alguns dos destaques que a Missão de Observação Eleitoral da Organização dos Estados Americanos (MOE/OEA) apontou no Relatório Preliminar sobre o primeiro turno das Eleições Municipais.
“A autoridade eleitoral colocou à disposição a infraestrutura necessária para a realização das eleições municipais nos distintos pontos do país, com exceção de Macapá, no Amapá, e as forças de segurança pública resguardaram os centros de votação, permitindo que a jornada se desenvolvesse de forma calma, com incidentes isolados que foram informados oportunamente pela autoridade eleitoral”, afirma o relatório.
O parecer ressaltou ainda o trabalho dos técnicos do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) em solucionar a instabilidade na totalização dos votos e em bloquear as tentativas de invasão de hackers ao sistema do tribunal.
“Ao redor de 22h, já estavam divulgados quase 90% dos resultados oficiais, e por volta das 23h, já superava os 96%. Apesar do atraso inesperado, de acordo com outras experiências na região, a divulgação de resultados definitivos foi rápida. O Brasil conta atualmente com o sistema mais veloz de resultados oficiais na região. Os cidadãos puderam consultar os resultados no site do TSE, no aplicativo 'Resultados' e nos meios de comunicação, que deram uma ampla cobertura ao processo eleitoral”, destacou o documento.
Catorze observadores internacionais da OEA de nove nacionalidades acompanharam as eleições brasileiras em cinco cidades – São Paulo, Rio de Janeiro, Brasília, Goiânia e Valparaíso (GO) – e analisaram aspectos técnicos do processo eleitoral. Entre eles estavam a organização e a tecnologia eleitoral, o financiamento político, a justiça, a participação política das mulheres, de representantes de povos indígenas e de afrodescendentes.
O relatório também ressaltou o compromisso do presidente do Tribunal Superior Eleitoral, ministro Luís Roberto Barroso, de dar total transparência do processo à Missão de Observação Eleitoral do órgão internacional.
Nos estados, a missão internacional realizou reuniões com os TREs, acompanharam o processo desde a preparação e inseminação das urnas eletrônicas, as auditorias, a votação paralela e a transmissão de resultados nos Tribunais Regionais Eleitorais e cartórios de São Paulo e do Rio de Janeiro.
Cooperação
Em outubro desse ano, o secretário-geral da OEA (SG/OEA), Luis Almagro, e o presidente do TSE, Luís Roberto Barroso, assinaram os acordos de cooperação para acompanhar as eleições no Brasil.
No pleito do dia 15 de novembro, 147.917.483 eleitores estavam aptos a comparecer às urnas para eleger prefeitos, vice-prefeitos e vereadores de 5.567 municípios em todo o país.
O relatório consolidado dos observadores da OEA sobre as eleições brasileiras será divulgado após o segundo turno, marcado para o dia 29 de novembro.
anks for sharing the article, and more importantly, your personal experience mindfully using our emotions as data about our inner state and knowing when it’s better to de-escalate by taking a time out are great tools. Appreciate you reading and sharing your story since I can certainly relate and I think others can to https://vidmate.onl/download/
ResponderExcluir