quinta-feira, 12 de novembro de 2020

JE-Connect: TRE-BA amplia pontos de transmissão remota de dados para as Eleições 2020

 Houve um acréscimo de 324 novos pontos, aproximadamente 42%, em relação ao ano de 2018


Com o objetivo de otimizar a logística de transmissão remota de dados, o Tribunal Regional Eleitoral da Bahia (TRE-BA), por meio da Seção de Logística – SELOG/COELE, ampliou os pontos de transmissão e a aplicação do uso da ferramenta JE-Connect. Ao todo, houve um acréscimo de 156 novos pontos, aproximadamente 20%, em relação ao ano de 2018.

Atualmente, o TRE-BA possui 926 pontos a partir dos quais os resultados da votação nas seções eleitorais serão transmitidos diretamente ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sem a necessidade de recolhimento de mídias de resultados para transmissão no cartório eleitoral. Nas Eleições 2018, o Regional baiano contou com 770 pontos de transmissão, 356 na capital e 414 no interior. Já em 2020, 926 pontos de transmissão, sendo 381 na capital e 545 no interior.  

A melhoria se deu após estudo realizado pela SELOG/COELE sobre a logística de recolhimento das mídias de resultado adotada pelas Zonas Eleitorais em anos anteriores, por análise de relatórios de eleição e dados estatísticos, identificou-se deficiência de recursos e propôs soluções para o aprimoramento do recolhimento e da transmissão das mídias de resultados. 

De acordo com a Seção de Logística, nos pontos de transmissão onde não há internet local, sobretudo naqueles considerados de difícil acesso, as zonas eleitorais utilizarão a antena rural, conectadas à rede de telefonia móvel, e o Serviço de Comunicação Móvel via Satélite - SMSAT. 

No que se refere ao SMSAT, “deve-se esclarecer que houve uma redução de 66,7% do uso do equipamento em relação a eleições anteriores”, considerou a SEGELOG. Nas Eleições de 2018 o TRE realizou contrato com a empresa fornecedora para contratação de 12 antenas e nas Eleições 2020 foram identificados apenas quatro pontos que efetivamente necessitam de transmissão via satélite, o que representa economia aos cofres públicos, uma vez que a locação tem alto custo para o Tribunal.


Sobre o JE-Conect

O JE-Connecte foi desenvolvido pelo Tribunal Regional Eleitoral do Tocantis, em parceria com outros Tribunais Eleitorais. A ferramenta é a solução mais rápida e segura para transmissão de dados de forma remota.  Conectado ao serviço de internet disponível no ponto de transmissão, o JEConnect cria um rede privada de conexão com Tribunal Regional provedor para transmitir os resultados dos boletins de urnas. 


Nenhum comentário:

Postar um comentário