sábado, 28 de novembro de 2020

90,3% dos mesários de Vitória da Conquista são voluntários

Na 39ª Zona Eleitoral, 100% dos 796 mesários são voluntários


Em Vitória da Conquista, 2.120 dos 2.348 mesários são voluntários, representando 90,3% do total. Eles estarão a postos, neste domingo (29), quando a população vai escolher, em segundo turno, o próximo chefe do Poder Executivo do terceiro maior colégio eleitoral da Bahia, localizado no Sudoeste do estado. Na 39ª Zona Eleitoral, 100% dos 796 mesários são voluntários, conforme a chefe de Cartório, Zélia Souza. 

Por reconhecer a importância da tarefa exercida pelos mesários, neste ano, o presidente do Tribunal Regional Eleitoral da Bahia (TRE-BA), desembargador Jatahy Júnior, concedeu Medalha do Mérito Eleitoral a cinco deles. Voluntária na 39ª ZE, Idelvânia Ferreira também foi homenageada, representando os demais colegas. A condecoração foi um incentivo e agradecimento da Justiça Eleitoral baiana a todos os que trabalharam nos pleitos deste ano, realizado em meio à pandemia de Covid-19. 

Benefícios e vantagens 

Quem atua como mesário recebe capacitação e ganha uma nova experiência no exercício da democracia. Por conta da pandemia, neste ano, o treinamento foi realizado na modalidade à distância, pelo Portal de Educação a Distância do TSE e pelo aplicativo Mesários, da Justiça Eleitoral. 

O mesário tem direito a dois dias de folga por cada dia trabalhado e de treinamento, sem perder o salário. As folgas devem ser negociadas com o empregador da época da prestação do trabalho como mesário. O serviço não é remunerado, mas o mesário recebe auxílio-alimentação. 

Em caso de empate em concurso público, por exemplo, o mesário pode ter vantagem, se o edital previr esse critério. Se ele cursar nível superior, pode validar o serviço como horas complementares, a depender do convênio/acordo firmado entre o Tribunal Regional Eleitoral da Bahia (TRE-BA) e instituições de ensino. 

Como ser um mesário? 

Acesse a página: https://apps.tre-ba.jus.br/portal/#mesarios/inscricao, faça seu cadastro pelo aplicativo E-Título ou entre em contato com o cartório eleitoral em que está inscrito como eleitor.

Nenhum comentário:

Postar um comentário