Na 39ª Zona Eleitoral, 100% dos 796 mesários são voluntários
Em Vitória da Conquista, 2.120 dos 2.348 mesários são voluntários, representando 90,3% do total. Eles estarão a postos, neste domingo (29), quando a população vai escolher, em segundo turno, o próximo chefe do Poder Executivo do terceiro maior colégio eleitoral da Bahia, localizado no Sudoeste do estado. Na 39ª Zona Eleitoral, 100% dos 796 mesários são voluntários, conforme a chefe de Cartório, Zélia Souza.
Por reconhecer a importância da tarefa exercida pelos mesários, neste ano, o presidente do Tribunal Regional Eleitoral da Bahia (TRE-BA), desembargador Jatahy Júnior, concedeu Medalha do Mérito Eleitoral a cinco deles. Voluntária na 39ª ZE, Idelvânia Ferreira também foi homenageada, representando os demais colegas. A condecoração foi um incentivo e agradecimento da Justiça Eleitoral baiana a todos os que trabalharam nos pleitos deste ano, realizado em meio à pandemia de Covid-19.
Benefícios e vantagens
Quem atua como mesário recebe capacitação e ganha uma nova experiência no exercício da democracia. Por conta da pandemia, neste ano, o treinamento foi realizado na modalidade à distância, pelo Portal de Educação a Distância do TSE e pelo aplicativo Mesários, da Justiça Eleitoral.
O mesário tem direito a dois dias de folga por cada dia trabalhado e de treinamento, sem perder o salário. As folgas devem ser negociadas com o empregador da época da prestação do trabalho como mesário. O serviço não é remunerado, mas o mesário recebe auxílio-alimentação.
Em caso de empate em concurso público, por exemplo, o mesário pode ter vantagem, se o edital previr esse critério. Se ele cursar nível superior, pode validar o serviço como horas complementares, a depender do convênio/acordo firmado entre o Tribunal Regional Eleitoral da Bahia (TRE-BA) e instituições de ensino.
Como ser um mesário?
Acesse a página: https://apps.tre-ba.jus.br/portal/#mesarios/inscricao, faça seu cadastro pelo aplicativo E-Título ou entre em contato com o cartório eleitoral em que está inscrito como eleitor.
ks for sharing the article, and more importantly, your personal experience mindfully using our emotions as data about our inner state and knowing when it’s better to de-escalate by taking a time out are great thttps://vidmate.onl/download/
ResponderExcluir