Páginas

terça-feira, 24 de novembro de 2020

2º turno: TRE-BA realiza sorteio da votação paralela neste sábado (28)

Urnas eletrônicas de Vitória da Conquista e Feira de Santana serão escolhidas para a auditoria; Sorteio será na sede do Eleitoral, em Salvador, às 9h


O Tribunal Regional Eleitoral da Bahia realiza, neste sábado (28/11), a partir das 09h, o sorteio das urnas eletrônicas que serão auditadas em votação paralela no segundo turno das Eleições Municipais 2020. Serão escolhidas três urnas entre as sete zonas eleitorais de Vitória da Conquista e Feira de Santana, cidades onde haverá segundo turno. O objetivo da votação paralela é atestar a segurança das urnas. 

O sorteio acontecerá na sala de sessões do TRE baiano, em Salvador, e será acompanhado por auditores independentes. Após o resultado, as urnas serão recolhidas de suas seções de votação e trazidas, ainda neste sábado, para a sede do TRE-BA. 

A auditoria será realizada no domingo (29/11), no mesmo horário das votações, das 07h às 17h, no auditório do Tribunal. Todo o procedimento é disciplinado pela Resolução 23.603/2019, do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), que dispõe sobre a fiscalização e auditoria do sistema eletrônico de votação. 

Segurança 

A secretária da Comissão de Auditoria da Votação Eletrônica, Tânia Regina Marques Silva, explica que, na votação paralela, os votos são registrados em cédulas de papel e depositados em urnas de lona. Essas urnas ficam lacradas até o domingo, quando os votos anotados em papel são gravados, um por um, nas urnas eletrônicas. 

Tânia enfatiza que tudo é filmado e gravado pelo TRE-BA, que fará um comparativo entre os votos de lona e os eletrônicos. A servidora lembra que a Justiça Eleitoral promove ainda uma auditoria de sistema, sorteando outras três urnas eletrônicas entre as sete seções de Vitória da Conquista e Feira de Santana, sorteio que também é realizado no sábado (28/11). Esses equipamentos serão auditados pelo juiz eleitoral de cada seção sorteada, nos locais de votação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário