Urnas eletrônicas de Vitória da Conquista e Feira de Santana serão escolhidas para a auditoria; Sorteio será na sede do Eleitoral, em Salvador, às 9h
O Tribunal Regional Eleitoral da Bahia realiza, neste sábado (28/11), a partir das 09h, o sorteio das urnas eletrônicas que serão auditadas em votação paralela no segundo turno das Eleições Municipais 2020. Serão escolhidas três urnas entre as sete zonas eleitorais de Vitória da Conquista e Feira de Santana, cidades onde haverá segundo turno. O objetivo da votação paralela é atestar a segurança das urnas.
O sorteio acontecerá na sala de sessões do TRE baiano, em Salvador, e será acompanhado por auditores independentes. Após o resultado, as urnas serão recolhidas de suas seções de votação e trazidas, ainda neste sábado, para a sede do TRE-BA.
A auditoria será realizada no domingo (29/11), no mesmo horário das votações, das 07h às 17h, no auditório do Tribunal. Todo o procedimento é disciplinado pela Resolução 23.603/2019, do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), que dispõe sobre a fiscalização e auditoria do sistema eletrônico de votação.
Segurança
A secretária da Comissão de Auditoria da Votação Eletrônica, Tânia Regina Marques Silva, explica que, na votação paralela, os votos são registrados em cédulas de papel e depositados em urnas de lona. Essas urnas ficam lacradas até o domingo, quando os votos anotados em papel são gravados, um por um, nas urnas eletrônicas.
Tânia enfatiza que tudo é filmado e gravado pelo TRE-BA, que fará um comparativo entre os votos de lona e os eletrônicos. A servidora lembra que a Justiça Eleitoral promove ainda uma auditoria de sistema, sorteando outras três urnas eletrônicas entre as sete seções de Vitória da Conquista e Feira de Santana, sorteio que também é realizado no sábado (28/11). Esses equipamentos serão auditados pelo juiz eleitoral de cada seção sorteada, nos locais de votação.
ring the article, and more importantly, your personal experience mindfully using our emotions as data about our inner state and knowing when it’s better to de-escalate by taking a time out are great tools. Appreciate you reading and sharing your story since I can certainly relate and I think others can to
ResponderExcluirvidmate.onl