sexta-feira, 30 de outubro de 2020

“Segurança e Credibilidade do Sistema Eletrônico de Votação e Visão Geral do Processo Eleitoral”: curso promovido pela EJE-BA poderá ser acessado até (30/11)

Instrutoria é da professora Juliana de Freitas Dornelas, servidora da Justiça Eleitoral, lotada na Escola Judiciária de Minas Gerais 


A Escola Judiciária do Tribunal Regional Eleitoral da Bahia (EJE/BA) está promovendo desde 9 de setembro até o dia 30 de novembro, o curso de “Segurança e Credibilidade do Sistema Eletrônico de Votação e Visão Geral do Processo Eleitoral”, com a instrutoria da professora Juliana de Freitas Dornelas, servidora da Justiça Eleitoral, lotada na Escola Judiciária de Minas Gerais. 

Com carga horária de 1h30, o curso é gratuito e pode ser acessado pelos servidores da Justiça Eleitoral, magistrados e demais interessados. Para se inscrever e ter acesso às nove videoaulas, deve acessar o Portal da EJE-BA, http://eje.tre-ba.jus.br; se for servidor do TRE-BA deverá logar-se com o número do título de eleitor e senha (não precisa se cadastrar); já qualquer outro público: magistrados, servidores de outros TREs, cidadãos devem fazer o cadastro com o número do CPF (se já não tiver feito anteriormente) e criar uma senha. Após, clica na aba cursos e eventos e depois EAD. Clica no nome do curso desejado e, depois, em INSCREVA-ME. 

De acordo com a EJE/BA, o objetivo específico do curso é apresentar uma visão geral dos procedimentos administrativos da Justiça Eleitoral no planejamento e execução das eleições, além de responder as principais dúvidas sobre o processo eletrônico de votação; o que está sendo alcançado, segundo depoimentos de participantes que registraram suas opiniões no fórum. 

Segundo Rosilene Silva Souza, “ficou demonstrado como o trabalho é executado em cada fase do processo eleitoral. Considero também que esse curso é muito válido para os novos servidores que nunca tiveram a experiência de realizar uma eleição, é um excelente treinamento”. 

Para Tiara da Costa Lomanto Moura, “as videoaulas trouxeram uma visão do tema diferente, mostrou mais credibilidade e coerência.” 

Rosimeire Santos Ferreira declarou que “não imaginava antes desse curso, que teria tantos procedimentos, até chegar as eleições, e vale ressaltar que esse sistema eletrônico de votação envolve vários profissionais atrás da máquina, para ocorrer tudo certo, e que esse tipo de curso (gratuito principalmente), facilita a tirar qualquer dúvida, tanto de novo e velhos servidores como da população em geral”. 

Já Dheyson Sousa Dutra participou do fórum dizendo que “o curso permitiu o melhor entendimento de todo o processo de segurança de votação”. 

Ana Maria de Oliveira Rosa Barbosa expôs que “o curso foi muito proveitoso pois, com exemplos práticos, conseguiu comprovar o que a literatura e as pesquisas demonstram sobre a credibilidade e a segurança do processo eletrônico de votação no Brasil. 

Conteúdo programático 

1 - Logística do Processo Eleitoral: Fechamento de Cadastro; Filiação Partidária; Pedidos de registro de candidaturas; A geração de mídia e carga de urnas; Logística de Distribuição de Urnas e pessoal; Transporte de Eleitores; A logística das prestações de contas e diplomação. 

2 - A segurança do processo eletrônico de votação: A urna eletrônica e as dúvidas frequentes; O processo de carga e Lacração de Urnas: etapas de auditoria.

 

 



Nenhum comentário:

Postar um comentário