quarta-feira, 14 de outubro de 2020

Desembargador Baltazar Miranda é eleito juiz substituto do TRE-BA

Eleição ocorreu na manhã desta quarta-feira (14/10), no Pleno do Tribunal de Justiça da Bahia

Desembargador Baltazar ao lado do presidente do TRE-BA, desembargador Jatahy Júnior, à direita

O desembargador Baltazar Miranda Saraiva foi eleito juiz substituto do Tribunal Regional Eleitoral da Bahia (TRE-BA), com 39 votos. A eleição ocorreu na manhã desta quarta-feira (14/10), no Pleno do Tribunal de Justiça da Bahia (TJ-BA). O desembargador foi o único candidato a concorrer à vaga, que estava aberta. 

O desembargador Baltazar Miranda Saraiva é natural de Bertolínia, no Piauí, e nasceu em 13 de janeiro de 1956. Em 1979 chegou à Bahia e, cinco anos depois, graduou-se em Direito pela Universidade Católica do Salvador. Ingressou na magistratura em 30 de dezembro de 1986, como Juiz de Direito da 1ª Entrância da Comarca de Itiúba. Em 2005, assumiu como desembargador substituto e, em 2015, foi promovido ao cargo de Desembargador do TJBA.

Classe dos advogados

Também na manhã desta quarta-feira (14/10), o Pleno do TJ-BA escolheu os nomes dos candidatos à vaga de juiz substituto do TRE-BA pela classe dos advogados. O atual membro substituto do TRE-BA, juiz José Batista de Santana Júnior, lidera a lista tríplice com 36 votos. O segundo nome eleito para integrar a lista é o advogado Francisco Fábio Batista, com 22 votos, e o advogado Newton Carvalho de Mendonça, também com 22 votos.

Nascido em Salvador, José Batista de Santana Júnior atua como advogado desde 1997, quando concluiu a graduação em Direito, na UCSAL. Possui pós-graduação em Direito do Trabalho pela UNIFACS e pós-graduação em Direito Eleitoral pela FABAC. Foi conselheiro do Tribunal de Ética e Disciplina da OAB-BA entre 2010 e 2012 e presidiu a OAB - Subseção Santo Antônio de Jesus, no biênio 2013-2015. Em janeiro de 2020, foi empossado como vice-diretor da EJE-BA, com o nome aprovado à unanimidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário