quinta-feira, 22 de outubro de 2020

‘Clara’: atendente virtual do TRE-BA troca quase 10 mil mensagens com eleitores em uma semana

 Atendente virtual pelo whatsapp passou a funcionar na segunda-feira (12/10), por meio do telefone

71-99602-7777; serviço funcionará 24 horas, todos os dias da semana


Em apenas oito dias de atendimento, ‘Clara’, assistente virtual da Ouvidoria do Tribunal Regional Eleitoral da Bahia (TRE-BA), trocou quase 10 mil mensagens com eleitores. A ferramenta foi idealizada para aproximar o cidadão dos serviços prestados pela Justiça Eleitoral, por meio do WhatsApp 71-99602-7777. O serviço, que entrou em atividade na segunda-feira passada (12/10), funcionará 24 horas, todos os dias da semana. 

Conforme levantamento realizado pela Ouvidoria do Regional baiano, 9.850 mensagens já foram trocadas por aproximadamente 1.200 eleitores. Dessas solicitações, menos de 5% dos eleitores precisaram de atendimento humanizado. “Ou seja, ‘Clara’ está atendendo e suportando todo fluxo de demandas”, explicou Venícios Belo, chefe da Ouvidoria. Vale salientar que a inovação virtualizada não está habilitada para recebimento de fotos ou ligações.

‘Clara’ está apta para guiar o eleitor por todos os assuntos prestados pelo órgão, a exemplo de emissão de documentos, esclarecimento de dúvidas, certidões, consulta de local de votação, links de acesso, seguidos do passo a passo e telefones de contato. “É importante que o eleitor leia com atenção os caminhos direcionados pela atendente virtual, pois, às vezes, ele solicita o direcionamento para a central de atendimento, podendo ter resolvido a situação com a própria ‘Clara’. Por exemplo, o eleitor solicita transferência do local de votação, no entanto, essa funcionalidade fica dentro do menu “título”, o solicitante não observa e acaba não encontrando o caminho e pede para falar com atendente”, explicou Venícios. 


Entenda como funciona

Para acionar contato com a atendente virtual, será necessário que o eleitor dê um “oi” e, em seguida, digite o número do assunto que deseja tratar para ser orientado. Por exemplo, se quiser obter informações sobre título, deverá clicar na opção 1 (um), em seguida, aparecerá outras alternativas: como tirar 1ª via do título (opção 7), situação eleitoral (8), consultar local de votação (9), multa eleitoral (10) e assim por diante. A mais nova ferramenta é alimentada diariamente.


HS

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