quarta-feira, 2 de setembro de 2020

Zandra Anunciação Parada é empossada juíza efetiva da Corte Eleitoral baiana

 Cerimônia de posse aconteceu nesta quarta-feira (2/9); magistrada cumprirá o biênio 2020/2022


Zandra Anunciação Alvarez Parada foi empossada juíza efetiva do Tribunal Regional Eleitoral da Bahia (TRE-BA), na tarde desta quarta-feira (2/9), durante sessão solene. A cerimônia ocorreu por videoconferência, com transmissão ao vivo, via youtube, no canal oficial do órgão e contou, também, com a presença, na sala de sessões, dos membros do Regional e dos familiares da empossada. A magistrada cumprirá o biênio 2020/2022. O evento foi conduzido pelo presidente do Regional baiano, desembargador Jatahy Júnior.

Durante a solenidade, a juíza foi agraciada com a Comenda da Cidadania Desembargador Jatahy Fonseca. A honraria é concedida a personalidades do mundo jurídico e da sociedade em geral, que tenham se destacado na prestação de serviços em prol do cidadão.

Assista posse na íntegra

A juíza Zandra definiu sua posse como sendo mais do que uma conquista pessoal. “Como mulher, e na condição de pessoa altruísta que sempre fui, não quero e não estou aqui para enaltecer os meus feitos. Ser alçada a juíza efetiva do TRE-BA significa muito mais do que uma conquista pessoal. Aliás, não se trata apenas de significado e sim de representatividade. Eu carrego comigo o nome de muitas mulheres, aquelas que vieram antes de mim e de certa forma abriram e facilitaram o meu caminho, além das que caminharam comigo e aquelas que ainda estão por vir, em relação às quais espero influenciar através do plantio da esperança de novos tempos. E eu dedico esta conquista especialmente à você, MULHER. Juntas somos mais fortes!”, proferiu.

Para a magistrada, o ingresso na Corte de Justiça em um momento de pandemia “é um desafio e, não obstante a crise em todos os setores que se estabeleceu, também é um momento de criatividade e de se reinventar; adaptar novos hábitos em um mundo que gritava por mudanças profundas e necessárias. O ser humano como condutor das transformações, precisa buscar a sua essência divina para construir esse novo mundo, e por isto é que nós, operadores do direito, dentro de nossas respectivas áreas, devemos pensar e agir com olhos no passado, para que os erros não sejam repetidos, olhos no presente, no agir com responsabilidade, sem perder de vista que somos responsáveis pelas próximas gerações”.

Zandra finalizou seu discurso solidarizando-se com as famílias que perderam seus entes querido por conta da pandemia. “Nesse momento, solidarizo-me com todas as famílias que perderam seus entes queridos para a malfadada COVID-19, rogando a Deus que a tão esperada vacina possa chegar o mais breve possível ao alcance de todos”. 

Congratulações

Em sua manifestação de boas-vindas, o presidente do Regional baiano, desembargador Jatahy Júnior, expressou apreço a mais nova colega efetivada e ressaltou as qualidades da magistrada. “Os que aqui chegam e aqui permanecem o fizeram por merecer. Sua Excelência é um deles, pois traz para este Regional uma experiência já consagrada nesta Justiça Especializada. Desse modo, a personalidade vibrante, a disposição para o trabalho e a vasta experiência profissional de Sua Excelência certamente contribuirão com as decisões colegiadas deste Tribunal, inspirando-nos a todos com suas lições diárias de eficiência e justeza na prestação dos serviços eleitorais e nos cuidados redobrados para bem atender aos anseios de justiça dos jurisdicionados”.

A Corte Eleitoral é composta por sete juízes eleitorais, “orgulhosos por integrarem essa instituição grandiosa. Com seu espírito inovador e voltado para dirimir as controvérsias que surgem principalmente durante os pleitos eleitorais, temos certeza de que o seu desempenho será reconhecido por todos, com ênfase em sua brilhante carreira de magistrada. Sua Excelência foi eleita para integrar o corpo de magistrados deste TRE para o biênio 2020/2022, sendo recebida dentro de um clima de harmoniosa convivência, pois a dialética desta Corte – como de resto da Justiça Eleitoral-, é a democracia, sempre atuando com equilíbrio entre as diferentes perspectivas dos procedimentos eleitorais”, salientou o presidente Jatahy.

Sala virtual

Prestigiaram a posse da magistrada, o desembargador Lourival Almeida Trindade, Presidente do Tribunal de Justiça da Bahia; Jorge Salomão, Procurador do Estado, representando o Governador da Bahia e o Procurador Geral do Estado da Bahia; César Jatahy Fonseca, Desembargado Federal; Coronel Anselmo Alves Brandão, Comandante da Polícia Militar do Estado da Bahia; juíza Nartir Weber, Presidente da Associação de Magistrados da Bahia; Fabrício Castro, Presidente da OAB; Walter Pinheiro, Secretário de Planejamento; Rogério dos Santos Costa, prefeito  de Santo Estêvão; Raimundo Campos Vieira Diretor-Geral do TRE-BA, além de toda Corte Eleitoral baiana.          

Sobre a juíza

Zandra Anunciação Alvarez Parada, natural de Itapetinga - Bahia, com 33 anos dedicados ao Serviço Público no Tribunal de Justiça do Estado da Bahia, graduou-se em Direito pela Universidade Católica do Salvador no ano de 1994. Ingressou na Magistratura em 1999, exercendo suas atividades nas Comarcas de Santa Bárbara, Livramento de Nossa Senhora, Cícero Dantas, Santo Estevão, Lauro de Freitas e no mês de outubro de 2019 foi removida para Salvador, estando atualmente na Substituição de Segundo Grau.

Dentre outros cursos é pós-graduada em Direito Processual Civil pela Escola de Magistrados da Bahia- Emab. Exerceu a judicatura Eleitoral de 2000 a 2012, retornando à Justiça Especializada em 2019, onde atuou na 30ª Zona Eleitoral -Nazaré e em 2020 na 128ª Zona - São Sebastião do Passé.

Durante o período em que esteve à frente da Vara da Fazenda Pública de Lauro de Freitas, no ano de 2015 foi agraciada com aplausos pelo Corregedoria Nacional de Justiça-CNJ, em face do trabalho desenvolvido junto a Unidade. No mesmo ano, a convite do CNJ, foi responsável pela implantação do Programa de Governança Diferenciada das Fazendas Públicas em Lauro de Freitas, sendo uma das primeiras unidades do Interior do Brasil a integrar o referido programa, oportunidade em que promoveu grandes mutirões, com vistas a dirimir o acervo dos Executivos Fiscais.


HS

Nenhum comentário:

Postar um comentário