terça-feira, 29 de setembro de 2020

Vídeo reforça procedimentos durante a eleição em meio à pandemia

 Com produção do TRE-MS, vídeo esclarece de forma didática e em linguagem simples o Plano de Segurança Sanitária da Justiça Eleitoral para as Eleições 2020


Para informar mesários, eleitores, fiscais e servidores sobre as medidas do Plano de Segurança Sanitária (http://www.tse.jus.br/imprensa/noticias-tse/2020/Setembro/tse-adota-cuidados-sanitarios-para-eleitores-e-mesarios-nas-eleicoes-2020) para as eleições municipais 2020, o Tribunal Regional Eleitoral do Mato Grosso do Sul (TRE-MS) produziu um vídeo institucional para os Regionais de todo o Brasil. De forma didática e em linguagem simples, o vídeo mostra o passo a passo no dia da votação, que ocorrerá no dia 15 de novembro, em primeiro turno, e no dia 29 do mesmo mês, onde houver segundo turno.

“O objetivo foi decorrente de uma preocupação surgida em razão da insegurança de mesários e também de eleitores, visto que, muito pouco se sabia do Plano de Segurança Sanitária da Justiça Eleitoral para as eleições 2020”, afirma o presidente do TRE-MS, desembargador José Maria Lós. O magistrado explica que o plano de segurança existe e já estava divulgado, contudo, o conteúdo não estava sendo acessível a grande parte do eleitorado e também dos mesários.

O vídeo responde às principais questões do plano, em que ele consiste, a quem ele se destina, quais equipamentos de proteção individual os mesários irão receber e como utilizá-los. A gravação simula o dia da eleição e conta com a atuação de mesários voluntários e servidores do TRE-MS. O vídeo mostra como será o layout da mesa receptora de votos, o posicionamento dos fiscais de partidos, a posição dos eleitores na fila, na seção de votação e medidas de distanciamento. O local escolhido para a gravação foi uma escola municipal que abriga 19 seções de votação.

A produção do vídeo foi realizada com base no documento Plano de Segurança Sanitário divulgado pelo TSE e também no Manual do Mesário. O roteiro foi elaborado pela Assessoria de Comunicação do TRE-MS, coordenado pela servidora Adriana Franco Cândia, em parceria com dois Grupos de Trabalho, o GT Mesário Voluntário, coordenado pela servidora Kátia Simone Maia de Souza, e o GT Treinamento de Mesário, coordenado pela servidora Elainy Akamini França, e contou com o apoio com apoio do Diretor Geral, Hardy Waldschmidt.

A coordenadora do GT de mesários voluntários, Katia Souza, ressalta a importância de esclarecer e levar ao conhecimento de todos que o Plano de Segurança Sanitária da Justiça Eleitoral está ao alcance dos mesários e eleitores. “Com medidas simples e sem ônus para mesários e eleitores, serão fornecidos EPIs e material de higienização de mãos. Esclarecer sobre o fluxo de votação e dizer o que será feito para evitar e prevenir o contágio da Covid-19. O propósito é garantir a segurança, para que eles, por se sentirem seguros, compareçam e exerçam sua cidadania”.

O vídeo está disponível no Youtube e pode ser assistido neste link. https://www.youtube.com/watch?time_continue=2&v=GLasN_3CPyw&feature=emb_logo 


JF


Com informações do TRE-MS e do TSE

Nenhum comentário:

Postar um comentário