quinta-feira, 10 de setembro de 2020

EJE/BA dialoga sobre democracia e eleições com estudantes e professores de Itapetinga

Ação integra o Projeto #PartiuMudar, direcionado à Educação para a Cidadania Democrática no Ensino Médio



Estudantes e educadores do Colégio Estadual Alfredo Dutra de Itapetinga participaram, na noite desta quarta-feira (9/9), de bate-papo virtual sobre democracia e eleições, promovida pela Escola Judiciária Eleitoral da Bahia (EJE/BA). A ação integra o Projeto #PartiuMudar, direcionado à Educação para a Cidadania Democrática no Ensino Médio. O encontro contou com palestra do analista judiciário do TRE-BA, Jaime Barreiros, com a participação da chefe da seção de Programas Institucionais (SEPRI), Adriana Passos. A mediação foi feita pelo coordenador pedagógico da instituição, professor Eduardo Cruz Cardoso. 

Ao iniciar o debate, Passos lançou questionamentos aos participantes, levandos-os a refletir sobre como agir enquanto eleitor, como escolher o candidato. “Todo poder emana do povo que o exerce [esse poder] por meio de representantes eleitos. É importante se informar, ouvir as prospostas durante a campanha para ver se vale a pena votar naquele candidato ou escolher um novo. É assim que a democracia vai se renovando e se fortalecendo. E, após o voto, fiscalizar, acompanhar os atos dos representantes”. 

Já Barreiros explicou sobre o funcionamento do processo eleitoral, dos mitos que envolvem o voto nulo e branco e as funções exercidas pelo prefeito e pelo vereador. O analista judiciário ressaltou também a importância da democracia que, segundo ele, não se resume à eleição. “Democracia exige a alternância de poder, que os mandatos tenham prazo de quatro anos. Sem duvida, a eleição é o momento onde a sociedade debate seus problemas, mas a democracia está presente no dia a dia, no combate à mentira, à prática abusiva. É importante buscar a verdade e a informação verdadeira, comparar as notícias, fazer um filtro e, sobretudo, respeitar a opinião do outro”. 

Além da importância do voto e da democracia, os palestrantes ressaltaram ainda a missão do Tribunal Regional Eleitoral da Bahia e o papel da Justiça Eleitoral, que vai além de organizar eleições, mas de levar informações à sociedade. Na oportunidade, a comunidade escolar de Itapetinga foi convidada a conhecer as iniciativas educacionais fomentadas pela Justiça Eleitoral relacionadas à conscientização dos jovens ao exercício do voto, como o #PartiuMudar e o projeto da comisão de combate à desinformação do TRE-BA, que tem a personagem “Ninha, a Urninha”. 

A palestra está disponível no YouTube, por meio do link: https://www.youtube.com/watch?v=W360BZ741iM&feature=youtu.be

#PartiuMudar em tempos de pandemia 

A EJE-BA está promovendo atividades para estudantes durante a pandemia. Uma das propostas sugere que os estudantes gravem vídeos, de no máximo 2 minutos, preferencialmente, na posição paisagem (horizontal), explicando sobre as funções do prefeito e do vereador. Os materiais selecionados serão inseridos no portal da EJE-BA, com visualização nacional e divulgados nas redes sociais do TRE-BA. 

O interessado deve entrar no portal da EJE-BA, no endereço eletrônico http://eje.tre-ba.jus.br; clicar na aba “Programas de Cidadania”; em seguida “#PartiuMudar” e acessar o banner com o nome da atividade “#Partiumudar em tempos de pandemia: Funções do Prefeito e do Vereador”. 

O projeto #PartiuMudar tem como objetivo contribuir para suprir a lacuna de educação política dos jovens. A ideia é trabalhar a educação para a cidadania com os alunos do Ensino Médio de escolas públicas e privadas para ampliar a discussão, não apenas sobre o jovem enquanto eleitor, mas também sobre democracia, sistemas políticos, minorias, o papel da mídia, dentre outros temas.

TF

Nenhum comentário:

Postar um comentário