quinta-feira, 6 de agosto de 2020

TRE-BA promove curso “Aposentadorias e Pensões no Serviço Público – A Nova Previdência”

Servidores assistiram aulas expositivo dialógicas, em quadros comparativos, realizando debates e adoção de textos complementares, com cálculos e exemplos práticos relacionados à concessão de aposentadorias pensões 

Foi com o propósito de proporcionar o conhecimento dos institutos que se revelam indispensáveis à concessão e manutenção de benefícios sociais inerentes aos servidores públicos, em especial o cálculo dos proventos e pensões, que o Tribunal Regional Eleitoral da Bahia (TRE-BA) realizou o curso “Aposentadorias e Pensões no Serviço Público – A Nova Previdência”. 

Com instrutoria realizada pelo Professor José Afonso Pires Ferreira Júnior, o treinamento foi telepresencial, na modalidade EAD (ensino à distância), por cinco dias (27 a 31 de julho), com duração de 4h cada. A realização deste curso foi graças a iniciativa da Coordenadoria de Educação e Desenvolvimento – COEDE, através da Escola de Formação e Aperfeiçoamento de Servidores - EFAS. 

Onde cerca de trinta servidores assistiram aulas expositivo dialógicas, em quadros comparativos, realizando debates e adoção de textos complementares, com cálculos e exemplos práticos relacionados à concessão de aposentadorias e pensões de acordo com a nova previdência. 

Lotada na EFAS, Carla Cristine achou que “a dinâmica do curso foi muito boa! Funcionou muito bem o formato encontrado pela empresa para que a diferença entre o presencial e o telepresencial fosse mínima. A interação entre alunos e professor era instantânea, parabenizou. 

Já para Tânia Chagas (SGO/SGP) os elogios direcionados ao novo formato e ao professor José Afonso não faltaram. “Foi, como sempre, excelente! Direto ao alvo, focando sempre no principal, mas, sem subestimar o acessório. O curso conseguiu nos levar à sala de aula. Apesar da ausência das balinhas”, brincou ao relembrar das aulas presencias ocorridas antes do distanciamento social. 

Dentre o conteúdo programático esteve o Regime Jurídico Único - Benefícios Sociais Conceitos; Aposentadoria; Pensões; Espécies; Procedimentos; Concessão; Cálculo de Proventos, Pensões e outros Benefícios; Alterações introduzidas pelas Emendas Constitucionais nºs 19 e 20; Comparação, distinção e diferenciação entre os sistemas (pré e pós Emendas), dentre outros assuntos relevantes ao tema. 


HS

Nenhum comentário:

Postar um comentário