segunda-feira, 31 de agosto de 2020

TRE-BA lança hotsite para orientar eleitores sobre informações falsas

Página reúne conteúdo multimídia com esclarecimentos sobre mitos eleitorais e conceitos básicos do dia a dia da Justiça Eleitoral 



Como mais uma ação para combater a propagação de notícias falsas a respeito da Justiça Eleitoral, o Tribunal Regional Eleitoral da Bahia (TRE-BA) lança, na internet, o hotsite “Informação TRE-BA”. A página é resultado de parceria entre a Comissão de Enfrentamento à Desinformação, a Ouvidoria e a Assessoria de Comunicação e tem o objetivo de reunir conteúdos sobre o funcionamento do processo eleitoral. 

Conforme o presidente da comissão, Victor Xavier, o hotsite faz parte do plano de combate à desinformação do TRE-BA e é voltado para todos os cidadãos, mas a ideia é atingir também os eleitores do futuro. Para isso, a Comissão mantém diálogo com as secretarias de educação municipal e estadual da Bahia. “Estamos divulgando este conteúdo para os estudantes, com uma linguagem mais leve e educativa, porque o enfrentamento à desinformação não se dá apenas pelo desmentido de boatos, mas também de maneira preventiva”, explica. 

Na página inicial, o usuário tem acesso à Portaria TRE-BA nº 353/2019, que institui a Comissão de Combate à Desinformação. O hotsite traz ainda mais três seções: uma de tirinhas, com linguagem lúdica sobre as Eleições Municipais 2020; outra com uma série de vídeos intitulada “Que é que é isso?”, que apresenta conceitos básicos do dia a dia da Justiça Eleitoral; e, por fim, uma seção sobre fatos ou boatos, com esclarecimentos sobre informações falsas e os mitos eleitorais. 

Ao clicar no botão “contato”, o internauta é direcionado a um espaço, no qual é possível sugerir um tema a ser abordado no hotsite. Basta preencher um breve formulário, informando nome, e-mail e telefone e enviar a mensagem. 



TF

Nenhum comentário:

Postar um comentário