sexta-feira, 28 de agosto de 2020

Desembargador Jatahy Júnior participa da posse de Humberto Martins na presidência do STJ

 Desembargador Jatahy Júnior participa da posse de Humberto Martins na presidência do STJ


O presidente do Tribunal Regional Eleitoral da Bahia (TRE-BA), desembargador Jatahy Júnior, participou da cerimônia de posse do ministro Humberto Martins na presidência do Superior Tribunal de Justiça (STJ) e do Conselho da Justiça Federal (CJF). A posse aconteceu na sede do tribunal, em Brasília, nesta quinta-feira (27/8). Na mesma ocasião, também foi empossado como vice-presidente, Jorge Mussi.

Martins comandará as duas instituições no biênio 2020-2022. Em razão da pandemia da Covid-19, a cerimônia, realizada na sala do Pleno do STJ, contou com a presença de limitada pessoas, respeitando o distanciamento social, e contou com a participação de diversas outras autoridades por videoconferência.

O desembargador Jatahy Júnior teceu elogios a Humberto Martins e celebrou a posse do mais novo presidente do STJ e CJF. “O Ministro Humberto Martins, por sua inconteste competência, dinamismo e seriedade, fará uma grande e notável administração na presidência do Tribunal da Cidadania”, enfatizou.

Comenda Desembargador Jatahy Fonseca

Por se destacar no mundo jurídico, Martins foi agraciado com a Comenda da Cidadania Desembargador Jatahy Fonseca, do Tribunal Regional Eleitoral da Bahia (TRE-BA). A honraria é concedida a personalidades do mundo jurídico e da sociedade em geral, que tenham se destacado na prestação de serviços em prol do cidadão. A solenidade ocorreu em março deste ano, no gabinete da presidência do Regional.

Perfil

Humberto Martins nasceu em Maceió, Alagoas. Formou-se em Direito pela Universidade Federal de Alagoas (UFAL), em 1979. Iniciou sua carreira atuando como advogado e foi eleito presidente da Ordem dos Advogados do Brasil em Alagoas para dois biênios. No Ministério Público foi promotor de Justiça adjunto em Alagoas no período de 1979 a 1982 e procurador do estado de 1982 a 2002. 

Tornou-se desembargador do Tribunal de Justiça de Alagoas pelo quinto constitucional, em vaga destinada à advocacia, em 2002.  Na magistratura atuou ainda como Vice-Presidente do Tribunal Regional Eleitoral de Alagoas, Corregedor Regional Eleitoral e Diretor da Escola Judiciária Eleitoral, de 2005 a 2006. Humberto Martins foi corregedor-geral da Justiça Federal, em 2014 e 2016 assumiu a vice-presidência do Superior Tribunal de Justiça. Atualmente, é ministro Corregedor Nacional de Justiça, empossado em 2018. 



Nenhum comentário:

Postar um comentário