quinta-feira, 20 de agosto de 2020

Desembargador Jatahy Júnior lameta falecimento de Luiza Câmera

A defensora incansável dos direitos das pessoas com deficiência faleceu nesta quarta-feira, 19 de agosto, em decorrência de complicações de uma pneumonia, após contrair Covid-19



O desembargador Jatahy Júnior, presidente do Tribunal Regional Eleitoral da Bahia, lamentou a morte de Luiza Câmara, fundadora da Associação Baiana de Deficientes Físicos (Abadef) e reconhecida defensora dos direitos das pessoas com deficiência, ocorrida na tarde do dia 19 de agosto.

Parceira da Justiça Eleitoral, Luiza Câmera foi homenageada com a outorga da Comenda da Cidadania Desembargador Jatahy Fonseca no dia 18 de dezembro de 2019 e recebeu a honraria das mãos do presidente do TRE-BA, que divulgou a seguinte nota: “É com muita tristeza que recebemos a notícia do falecimento de Luíza Câmera, mulher forte e destemida, que dedicou a vida em defesa das pessoas com deficiência. Em nome da Justiça Eleitoral, apresento os meus sentimentos à família enlutada”.

Luta pela acessibilidade

Sempre protagonizando a luta da pessoa com deficiência, Luiza Câmara também foi convidada do TRE-BA para a abertura solene da Semana de Inclusão 2019, em cerimônia ocorrida no gabinete da presidência da Corte, no dia 23 de setembro. Na ocasião, ela destacou a importância do evento para a desconstrução da ideia de que a pessoa com deficiência não precisa participar das eleições. 

“Nossa luta é diária e incessante. Ações assim nos fazem acreditar que iremos colher bons frutos para o exercício da cidadania plena das pessoas com deficiência que são, até hoje, tidas como incapazes, que não precisam votar, ir ao teatro, ao Carnaval. Mas nós estamos aqui e esperamos atitudes assim, inclusiva, dos outros poderes”, afirmou. 





Nenhum comentário:

Postar um comentário