quinta-feira, 2 de julho de 2020

Eleições 2020: TRE-BA realiza simulado nacional de registro de Candidatura

Treinamento visa testar todos os sistemas eleitorais a serem usados no próximo pleito


O Tribunal Regional Eleitoral da Bahia (TRE-BA) realiza - no período de 15/6 a 15/7 - Simulado Nacional do Sistema de Candidaturas 2020 (Cand), software que alimenta a base de dados do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) com as informações dos candidatos às Eleições. O treinamento, feito por webconferência, visa testar todos os sistemas eleitorais a serem usados no próximo pleito. Na ocasião, foram verificados o Candex, Candex-protocolo, Cand, PJE e HE. Todas as Zonas Eleitorais (ZE's), responsáveis pelo registro de candidatura na Bahia, deverão participar. 

A primeira web conferência foi realizada pela Coordenadoria de Autuação, Registros Processuais e Partidários (Corip) e pela Seção de Gerenciamento de Registro de Dados Partidários e de Candidatos (Serpac), a fim de passar orientações para a zonas eleitorais sobre os sistemas e o teste. Nesta quinta-feira (25/6), foi a vez da web da Seção de Suporte ao Usuário (SESAU). 

Ana Tereza Oliveira (Seção de Suporte ao Processo Judicial Eletrônico (SesPJE) explicou a importância do simulado, que visa registrar ocorrências, erros e bugs, para que o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) possa garantir a realização do pleito. "A intenção é que se aprimore, ainda mais, esses sistemas para que o TSE possa liberar, em definitivo, o início dos registros de candidaturas, salientou. 

De acordo com Ricardo Menezes da Coordenadoria de Autuação, Registros Processuais e Partidários (CORIP). para a realização do simulado é necessário que as ZEs instalem os sistemas para que "nós possamos dar suporte remotamente por e-mail ou webconferências. Os sistemas servem para os pedidos de registro de candidatura, onde todos as solicitações de registro de candidatos passam por esses sistemas", explicou. 

O trabalho é feito em parceria entre a SJU, tendo como responsáveis, Ricardo Menezes e Jonas Júnior, pela Corip, Serpac, SesPJE (representada por Ana Tereza Oliveira e Felipe Souza) e a Sesau. O simulado contou com o apoio do Gabinete da Secretaria de Tecnologia da Informação (Gab-STI).

Nenhum comentário:

Postar um comentário