terça-feira, 2 de junho de 2020

Presidente do TRE-BA prestigia posse de Alexandre de Moraes como ministro efetivo do TSE

Convidado de honra do evento, desembargador Jatahy Júnior acompanhou sessão solene, transmitida ao vivo pelo canal do TSE no YouTube 

O presidente do Tribunal Regional Eleitoral da Bahia (TRE-BA), desembargador Jatahy Júnior, participou, no início da noite desta terça-feira (2/6), de sessão solene de posse do ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), como ministro efetivo do Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Convidado de honra do evento, o representante do Eleitoral baiano acompanhou a cerimônia virtual, transmitida pelo canal do TSE, no YouTube. 

O ministro Alexandre de Moraes já compunha a Corte como ministro substituto desde abril de 2017, e agora foi efetivado na terceira vaga destinada à Corte Constitucional, antes ocupada pela ministra Rosa Weber, que deixou o TSE no mês passado. Após assinado o termo de posse, o presidente do TSE, ministro Luís Roberto Barroso, deu as boas-vindas ao colega de bancada lembrando a importância da sua missão no TSE, tendo em vista a organização e condução das Eleições Municipais de 2020 no contexto da pandemia de Covid-19, causada pelo novo coronavírus. “Este ano será dureza, não apenas pelos encargos, como pelas incertezas que temos pela frente”, disse Barroso.

A cerimônia de posse foi transmitida pela internet e contou com a participação de diversas autoridades, como o presidente de República, Jair Bolsonaro, o presidente em exercício do STF, ministro Luiz Fux, e representantes do Poder Legislativo, Poder Judiciário, Ministério Público e da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), entre outros. 

Sobre Alexandre de Moraes 

Alexandre de Moraes nasceu em São Paulo (SP) e tem 51 anos. Ocupa uma vaga no STF desde 2017 e, antes disso, atuou como promotor de justiça, advogado, professor de Direito Constitucional e consultor jurídico. Ele possui doutorado em Direito do Estado, livre-docência em Direito Constitucional e é autor de vários livros e artigos acadêmicos em diversas áreas do Direito.

Informações do TSE

Nenhum comentário:

Postar um comentário