segunda-feira, 1 de junho de 2020

Desembargador Jatahy Júnior participa de reunião com presidente do TSE

Na ocasião, foram discutidas estratégias para a realização das Eleições Municipais 2020




O presidente do Eleitoral baiano e do Colégio de Presidentes dos Tribunais Eleitorais (Coptrel), desembargador Jatahy Júnior, participou, na tarde desta segunda-feira (1º/6), de reunião por videoconferência conduzida pelo presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), ministro Luís Roberto Barroso. O encontro reuniu presidentes dos TREs de todo o país e serviu para debater estratégias para a realização das Eleições Municipais 2020, considerando este momento de pandemia provocada pelo novo coronavírus (responsável pela covid-19). 

Durante a reunião foi admitida a necessidade de considerar o adiamento do pleito. De acordo com o desembargador Jatahy Júnior, “se, por acaso, não ficar confirmada a data de 4 de outubro, a nossa expectativa é a de que, pelo menos, a eleição seja realizada ainda este ano. Possivelmente, com o primeiro turno em novembro e o segundo turno em dezembro”. 

Conforme o presidente do TSE, ministro Luís Roberto Barroso, a Câmara dos Deputados e o Senado Federal concordam que o adiamento deve ocorrer pelo menor tempo possível, de modo que não seja necessária a prorrogação dos mandatos dos políticos. Ele disse que tem ouvido médicos infectologistas, sanitaristas e epidemiologistas, e que acredita que a curva de contágio do novo coronavírus já estará num viés descendente no fim do ano, o que possibilitaria a realização das eleições com segurança. 

Na reunião, Barroso ressaltou a necessidade de todos os envolvidos nas eleições estarem atentos às medidas de proteção. Fazer com que as eleições não se constituam em risco para a saúde dos eleitores e dos colaboradores da Justiça Eleitoral tem sido uma grande preocupação, afirmou o presidente do TSE. O ministro disse aos desembargadores que essa questão deverá voltar a ser tratada com mais detalhes no futuro, mas adiantou que o Tribunal buscará a colaboração da iniciativa privada para a doação de máscaras, álcool em gel e demais itens de segurança que possam garantir, sem mais custos para os cofres públicos, eleições sem riscos para todos. 

O presidente do TRE-BA, desembargador Jatahy Júnior, parabenizou o ministro Luís Roberto Barroso, que tomou posse como presidente do TSE no último dia 25 de maio, e afirmou que “todos os TREs estão irmanados seguindo orientação do TSE para que as dificuldades sejam superadas a fim de realizar e viabilizar a eleições municipais este ano”. 

TF, com informações do TSE

Nenhum comentário:

Postar um comentário