segunda-feira, 11 de maio de 2020

TRE-BA reforça uso de serviços online para atendimento ao eleitor

Interessados podem esclarecer possíveis dúvidas por meio da ouvidoria do Regional, via e-mail, telefone ou no site do órgão





Para atender a demanda dos eleitores durante o distanciamento social, o Tribunal Regional Eleitoral da Bahia (TRE-BA) orienta aos cidadãos a utilizarem os diversos canais de atendimento online, disponibilizados via site do órgão, e-mail ou telefone. O objetivo do Regional é minimizar possíveis transtornos causados àqueles que necessitem resolver alguma pendência junto à Justiça Eleitoral neste período de atendimento excepcional. 

A Ouvidoria do Regional é o meio oficial para orientações e esclarecimento de dúvidas do eleitor. O contato é feito via preenchimento de formulário online, e-mail (ouvidoria@tre-ba.jus.br) ou (71 3373-7000). 



Consulta dos pedidos via Título Net 

Para os eleitores que desejam acompanhar solicitação encaminhada via Título Net, o Eleitoral baiano ressalta que a consulta pode ser feita na própria ferramenta. Para isso, basta que o interessado busque pela opção “Acompanhar requerimento” e informe o número do protocolo ou insira seus dados pessoais. Caso o requerente possua mais de um requerimento, será apresentada uma lista para sua escolha. 

Certidões 

O eleitor também pode emitir algumas certidões acessando diretamente o site do TRE-BA, bastando seguir o caminho: eleitor e eleições > certidões. Na página estão disponíveis, para consulta e impressão, as certidões de quitação eleitoral, crimes eleitorais, filiação partidária, negativa de alistamento, composição partidária, e certidão circunstanciada. 

Situação eleitoral 

Por meio do site do TRE-BA é possível ainda obter o número do título de eleitor, local de votação e situação eleitoral, com consulta feita tanto pelo nome quanto pelo número do título eleitoral. O acesso é feito pelo caminho: eleitor e eleições > situação eleitoral ou título e local de votação

Segunda via do título 

Para os eleitores que desejam obter uma segunda via do título eleitoral, o TRE baiano orienta o uso do E-título, aplicativo móvel para obtenção da via digital do título de eleitor. O app permite o acesso rápido e fácil às informações do eleitor cadastradas na Justiça Eleitoral, como: zona eleitoral, situação cadastral, além da certidão de quitação eleitoral e da certidão de crimes eleitorais. Para aqueles cadastrados biometricamente, o E-título serve ainda como documento de identificação no dia da eleição. 


Na Bahia, eleitores e candidatos podem ainda buscar informações diretamente com sua zona eleitoral. Os contatos foram disponibilizados por meio dos links abaixo. 




HS

Nenhum comentário:

Postar um comentário