terça-feira, 26 de maio de 2020

TRE-BA realiza live sobre comunicação institucional nesta quinta-feira (28/5)

Secretária do STJ e assessora do CNJ, Juliana Neiva será entrevistada pela jornalista Daniele Silva como parte da programação do evento “A Mídia e as Eleições”, que em 2020 acontece nas redes sociais do Eleitoral baiano


A comunicação institucional é o tema da live que acontece nesta quinta-feira (28/5), às 18h, com a secretária de comunicação social do Superior Tribunal de Justiça e assessora-chefe do Conselho da Justiça Federal, Juliana Neiva. O evento faz parte do projeto “A Mídia e as Eleições”, em que o TRE da Bahia fortalece a aproximação entre a imprensa baiana e a Justiça Eleitoral em ano de eleições.

Em 2020, por conta da pandemia de coronavírus, o evento está sendo realizado em ambiente virtual, em uma programação que inclui uma série de lives e videoaulas com participações de jornalistas, professores, pesquisadores e servidores da Justiça Eleitoral. A live com Juliana Neiva será realizada no contexto das eleições municipais, quando serão escolhidos os novos prefeitos e vereadores do estado. O bate-papo será conduzido pela jornalista Daniele Silva. 

Com experiência no Ministério das Cidades e no Tribunal Superior Eleitoral, onde coordenou campanhas de comunicação para as eleições gerais, Juliana Neiva irá traçar um breve panorama da comunicação institucional, considerando principais entraves e desafios do setor. A assessora também falará sobre a importância de descolar posicionamentos de uma organização da imagem dos seus dirigentes. 

A live abordará ainda a produtividade e a comunicação integrada entre os poderes da Justiça. Este aspecto foi enfatizado em 2019, durante o Encontro Nacional de Comunicação do Poder Judiciário. Na ocasião, o ministro e presidente do STF, Dias Tofolli, chamou atenção para a necessidade de o judiciário ter uma comunicação mais proativa e efetiva. 

Outros assuntos previstos para o debate são a relação de transparência com a imprensa, a influência das tecnologias e a pós-verdade. Em tempos de pandemia e infodemia, Neiva sugere estratégias para que a opinião pública reaja menos aos apelos emocionais e se atenha aos fatos. 

A Mídia e as Eleições 

Em todas as edições, o TRE-BA oferece à imprensa um compilado com informações sobre as etapas do processo eleitoral e dados do eleitorado na Bahia (417 municípios). Em 2020, por causa da Covid-19, o projeto acontece online, através das redes sociais do Regional baiano (Instagram - @trebahia). 

Palestrante: Juliana Neiva é a atual secretária de comunicação social do STJ e assessora-chefe de comunicação do CJF. Foi assessora especial de comunicação social do Ministério das Cidades em 2016. Foi secretária de comunicação institucional do Tribunal Superior Eleitoral de 2014 a 2016, quando coordenou campanhas de comunicação da Justiça Eleitoral das eleições gerais. Foi coordenadora de Rádio e TV do TST. Foi repórter por 13 anos e passou pela Record TV, RedeTv!, TV Justiça e NBR, como repórter do noticiário nacional.

Mediadora: Daniele Silva é  baiana, formada em Comunicação Social com Habilitação em Jornalismo, pela Faculdade da Cidade do Salvador (2014). Com seis anos de experiência em organizações do poder público e privado, dedicou-se ao segmento de Comunicação Institucional, acumulando experiências no Conselho Regional de Engenharia e Agronomia da Bahia, Embasa, Justiça Eleitoral da Bahia e agência de Relações Públicas. Dedica-se à pesquisa, diagnóstico, planejamento de comunicação, plano de ação, produção de conteúdo, gestão de crise, comunicação interna, produção de projetos e campanhas, relacionamento com imprensa e mensuração de resultados.

Nenhum comentário:

Postar um comentário