quinta-feira, 7 de maio de 2020

TRE-BA atende mais de 70 mil solicitações para regularização de título pela internet

Entre os dias 20 de abril e 6 de maio, a Justiça Eleitoral baiana recebeu 69.794 solicitações, via Título Net; outros 5.187 requerimentos foram encaminhados por meio do Coleta Doc 



O Tribunal Regional Eleitoral da Bahia (TRE-BA) registrou mais de 70 mil requerimentos de eleitores para alistamento, transferência ou revisão de dados por atendimento remoto. Entre os dias 20 de abril e 6 de maio, a Justiça Eleitoral baiana recebeu 69.794 solicitações, via Título Net. Adotado no último dia do prazo como alternativa ao Título Net, o Coleta Doc foi responsável 5.187 requerimentos. 

Na avaliação do presidente do TRE-BA, desembargador Jatahy Júnior, o número é positivo. “Graças à tecnologia da informação e a essas ferramentas online conseguimos cumprir o prazo do dia 6 de maio com êxito. O próximo desafio virá em julho, com o treinamento dos mesários, no qual vamos utilizar a internet e fazer à distância”. 

Aqueles eleitores que deixaram de cumprir o prazo para envio de solicitações à Justiça Eleitoral e que ainda permanecem com títulos irregulares poderão fazer uso de certidão circunstanciada, disponibilizada pelo Eleitoral baiano enquanto o cadastro se mantiver fechado. “Mesmo aqueles eleitores que não conseguiram atender ao chamado da Justiça Eleitoral, durante o período de biometria e, agora neste período emergencial, não terão prejuízos, uma vez que, caso precisem de uma quitação junto à Justiça Eleitoral, terão a certidão à disposição”, afirmou Jatahy Júnior. 

O prazo para análise e processamento dos requerimentos solicitados vai até dia próximo dia 1º de junho, data prevista na Portaria Conjunta nº 1/2020 da Presidência e da Corregedoria do TRE-BA e da Resolução TSE 23.601/19. O cadastro eleitoral reabrirá novamente após a realização das Eleições Municipais de 2020. 

O eleitor pode verificar a sua situação eleitoral online, acessando “situação eleitoral”, na página principal do portal do TRE-BA ou pelo e-Título, versão digital do documento. 

TF

Nenhum comentário:

Postar um comentário