segunda-feira, 4 de maio de 2020

Eleições 2020: TRE-BA realiza reunião via webconferência com forças de segurança

Objetivo foi iniciar o planejamento de atuação nas eleições para que todos possam trabalhar de forma coordenada e realizar os trabalhos preventivos nos 417 municípios do estado com ações até o final da apuração


O presidente do Tribunal Regional Eleitoral da Bahia (TRE-BA), desembargador Jatahy Júnior, reuniu-se nesta segunda-feira (4/5), via webconferência, com representantes das forças de segurança pública municipal, estadual e federal. O objetivo foi iniciar o planejamento de atuação nas Eleições 2020, de modo a garantir que os trabalhos ocorram de forma coordenada nos 417 municípios do estado com ações até o final da apuração. 

O desembargador Jatahy Júnior ressaltou a importância do apoio da segurança fornecida pelo Estado.  “Essa reunião acontece nesse período de forma presencial, mas estamos enfrentando essa realidade do coronavírus. O objetivo inicialmente é apresentar o planejamento do sistema de segurança das próximas eleições. Ainda tenho esperança de que o pleito aconteça no dia marcado, 4 de outubro. Se for em outra data, não deve ser prolongada por muito tempo. Tenho certeza que, até dezembro, faremos a diplomação de todos os eleitos”. 

Cada órgão de segurança se colocou à disposição da Justiça Eleitoral e expôs brevemente o plano de ação em desenvolvimento, baseado nas experiências de eleições anteriores. Maurício Barbosa, secretário de Segurança Pública da Bahia (SSP-BA), afirmou que a instituição já se encontra de “prontidão”. “Já estamos com nosso planejamento delineado e este ano com uma preocupação a mais, com as chamadas fake news, que tendem a aumentar próximo às eleições”. Já o superintendente da Polícia Rodoviária Federal na Bahia (PRF-BA), inspetor Virgílio Tourinho, destacou que a PRF está com plano de ação em andamento, principalmente, em relação a transporte de eleitores, considerado crime eleitoral. 

Participaram também da reunião virtual, o coronel Wilson Dutra, assessor de Segurança do TRE-BA e presidente da Comissão de Segurança das Eleições; o secretário de Planejamento e Estratégia do TRE-BA, Maurício Amaral; o coronel Fábio Felippe (6 ª Região Militar); o  vice-almirante André Luiz Mendes (2º Distrito Naval); Fabio Mota Muniz, representando a superintendência da Polícia Federal na Bahia; Fabrizzio Muller, superintendente de Trânsito do Salvador; André Souza da Agência Brasileira de Inteligência (ABIN)); o CMG Badaró; a servidora Rosemary Costa, da Assistência de Segurança (ASEGU); e o servidor José de Carvalho da Coordenadoria de Equipamento e Suporte (COSUP).  

TF

Nenhum comentário:

Postar um comentário