segunda-feira, 25 de maio de 2020

Desembargador Jatahy Júnior participa de posse do ministro Luís Roberto Barroso como presidente do TSE

Na mesma ocasião, o ministro Edson Fachin foi empossado vice-presidente; cerimônia ocorreu de forma virtual nesta segunda-feira (25/5) 

O presidente do Tribunal Regional Eleitoral da Bahia (TRE-BA), desembargador Jatahy Júnior, participou da sessão solene de posse do ministro Luís Roberto Barroso, como presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE). A cerimônia virtual foi celebrada nesta segunda-feira (25/5). Na ocasião, o ministro Edson Fachin foi empossado vice-presidente. 

O evento foi realizado de forma virtual, obedecendo medidas de distanciamento social adotadas diante da pandemia provocada pelo novo coronavírus, responsável pela covid-19. 

Durante a cerimônia, o presidente do Eleitoral baiano, Jatahy Júnior, enviou desejos de sucesso ao novo gestor da Corte Superior. O desembargador fez ainda elogios ao discurso de posse do ministro, o que considerou “perfeito, abordando temas importantes como a maior participação da mulher na vida política do país e um possível adiamento das eleições por tempo curto, a fim de garantir um pleito com segurança para a saúde dos eleitores e colaboradores da Justiça Eleitoral”, disse. 

Dentre os participantes esteve o presidente da República, Jair Bolsonaro; e os presidentes da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia (DEM-RJ); do Senado Federal; Davi Alcolumbre (DEM-AP); e do Supremo Tribunal Federal (STF), ministro Dias Toffoli. Também compuseram a mesa virtual o procurador-geral Eleitoral, Augusto Aras; e o presidente do Conselho Federal da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), Felipe Santa Cruz. 

Sobre Barroso 

Ministro do STF desde 26 de junho de 2013, Luís Roberto Barroso passou a integrar o TSE como ministro substituto em setembro de 2014. Seu primeiro biênio como membro efetivo da Corte Eleitoral começou em 27 de fevereiro de 2018. Naquele mesmo ano, em agosto, foi eleito vice-presidente do TSE. 

Barroso é natural da cidade de Vassouras (RJ). É doutor em Direito Público pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj) e professor titular de Direito Constitucional na mesma universidade. Autor de diversos livros sobre Direito Constitucional e de inúmeros artigos publicados em revistas especializadas no Brasil e no exterior, ele também foi procurador do Estado do Rio de Janeiro. 

Sobre Fachin 

Natural de Rondinha (RS), Edson Fachin é ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) desde 16 de junho de 2015. É doutor em Direito pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP) e tem pós-doutorado no Canadá, além de ser autor de diversos livros e artigos publicados. Exerceu o cargo de ministro substituto no TSE de 7 de junho de 2016 até a sua posse como ministro efetivo, em 16 de agosto de 2018.

HS, com informações do TSE


Nenhum comentário:

Postar um comentário