terça-feira, 31 de março de 2020

EJE/BA promoverá primeiro simpósio virtual de Direito Político e Eleitoral

Evento será disponibilizado, gratuitamente, a partir de abril, no site da EJE



Em tempos de isolamento social e união coletiva contra o Covid-19, conhecimento e informação permanecem sendo as ferramentas essenciais para a defesa e valorização da democracia. Pensando nisso, a Escola Judiciária Eleitoral da Bahia (EJE/BA), de forma inédita e inovadora, promoverá um simpósio virtual voltado às discussões do Direito Político e Eleitoral. O evento, que tem como objetivo dar continuidade à missão institucional de qualificar os diversos atores do processo democrático, será disponibilizado, gratuitamente, a partir de abril, no site da EJE Bahia (eje.tre-ba.jus.br). 

O I Simpósio Virtual de Direito Político e Eleitoral contará com um renomado time de palestrantes do cenário nacional e internacional que contribuirão com a gravação de palestras sobre temas relativos às Eleições 2020. As palestras serão organizadas por mesas virtuais temáticas. Ao todo, cerca de 30 especialistas e pesquisadores debaterão pautas atuais como “democracia pós-pandemia” e “ética no processo político”. Confira os palestrantes:

Alexandre Basílio Coura 

Mestrando em Ciência Política pela Universidade de Lisboa. Pós-Graduado em Direito e Processo Eleitoral pelo Instituto Claretiano. Pós-Graduado em Direito Digital e Compliance pelo Instituto Damásio. Bacharel em Direito pelo Centro Universitário de João Pessoa. Analista Judiciário do Tribunal Regional Eleitoral do Rio Grande do Sul. Membro da Academia Brasileira de Direito Eleitoral e Político (ABRADEP). 

Frederico Alvim 

Doutorando em Ciência Política (ULisboa). Doutor em Ciências Jurídicas e Sociais (MBA). Mestre em Direito (Unimep). Analista Judiciário do Tribunal Superior Eleitoral. 

Ingo Sarlet 

Doutor em Direito pela Ludwig Maximillians Universität München. Coordenador do Programa de Pós-Graduação em Direito - Mestrado e Doutorado da PUCRS. Coordenador do MINTER PUCRS/Santo Agostinho. Coordenador do DINTER PUCRS/CESMAC. Coordenador do Curso de Especialização em Direito Público. Professor Titular da Faculdade de Direito e dos Programas de Mestrado e Doutorado em Direito e em Ciências Criminais da Escola de Direito da PUCRS. Coordenador do GEDF (Grupo de Estudos e Pesquisas em Direitos Fundamentais - CNPq) e Co-líder do Grupo de Pesquisa em Governança Corporativa, Compliance& Proteção de Dados (CNPq). Pós-Doutor pela Universidade de Munique (bolsista DAAD), como Bolsista e Pesquisador do Instituto Max-Planck de Direito Social, Estrangeiro e Internacional (Alemanha), bem como no Georgetown Law Center (Washington DC). 

Jaime Barreiros Neto 

Doutor em Ciências Sociais e Mestre em Direito Público pela Faculdade de Direito da Universidade Federal da Bahia. Professor da Graduação e do Mestrado da Faculdade de Direito da Universidade Federal da Bahia. Coordenador do Curso de Pós-Graduação em Direito Eleitoral da Faculdade Baiana de Direito. Analista Judiciária do Tribunal Regional Eleitoral da Bahia. 

Raquel Machado 

Doutora pela Universidade de São Paulo. Mestre pela Universidade Federal do Ceará. Professora de Direito Eleitoral da Universidade Federal do Ceará. Advogada. VisitingResearch Scholar da WirtschafUniversistat Vienna. Professora pesquisadora convidada da Faculdade de Direito da Universidade Paris Descartes. Professora pesquisadora convidada da Faculdade de Direito da Universidade de Firenze. Coordenadora do Grupo de Pesquisa e Extensão em Direito Eleitoral “Ágora: Educação para a cidadania: denúncia e esperança.” (UFC). Coordenadora-geral do projeto “Observatório Eleitoral do Ceará” (www.observatorioeleitoralce.com). 

Nenhum comentário:

Postar um comentário