sábado, 6 de outubro de 2018

TRE-BA oficializa sistema de gerenciamento que recebe e totaliza os votos




Sistema é responsável por receber e totalizar os votos oriundos das urnas eletrônicas


O Tribunal Regional Eleitoral da Bahia (TRE-BA) realizou, neste sábado (6/10), na sede do Tribunal, a cerimônia de oficialização do Sistema de Gerenciamento das Eleições Gerais 2018. O sistema é responsável por receber e totalizar os votos oriundos das urnas eletrônicas. 

Na ocasião, foram impressos os relatórios “Espelho da Oficialização”, que reflete a situação dos candidatos na urna eletrônica, e “Zerésima”, com a finalidade de comprovar a inexistência de voto computado no sistema.

O procedimento foi conduzido pela Comissão Apuradora das Eleições 2018, que é composta pelos juízes membros do TRE-BA, desembargador José Edivaldo Rocha Rotondano, desembargador Jatahy Júnior e Patrícia Cerqueira Kertzman Szporer.

A Justiça Eleitoral baiana convidou representantes das coligações e partidos, bem como o Ministério Público e a OAB-BA para acompanharem o procedimento. O coronel Anildo Rocha Batista esteve presente, representando o comando-geral da Polícia Militar da Bahia, e o observador Hermán Crespo, representando a Organização dos Estados Americanos - OEA. 

A oficialização do sistema, nas zonas eleitorais do Estado, foi realizada em seguida pelos respectivos Juízos Eleitorais. Após o procedimento de oficialização, o sistema só será utilizado novamente no dia da eleição, a partir das 17h, quando terá início a totalização dos votos. A fim de garantir que a verificação do sistema não sofra alterações, será emitido novamente o relatório ‘Zerésima’ um pouco antes do encerramento da votação, no domingo.

TF

Nenhum comentário:

Postar um comentário