sábado, 1 de outubro de 2016

TRE-BA oficializa sistema que recebe e totaliza votos

Em Salvador, a 4ª zona eleitoral é a encarregada pela totalização dos votos



O Tribunal Regional Eleitoral da Bahia (TRE-BA) realizou, neste sábado (1º/10), a cerimônia de oficialização do Sistema de Gerenciamento das Eleições Municipais 2016 O sistema é responsável por receber e totalizar os votos oriundos das urnas eletrônicas da capital baiana. Em Salvador, a 4ª zona eleitoral é a encarregada pela totalização dos votos.

Durante a oficialização também é emitido o relatório da Zerésima, que comprova o registro de todos os candidatos e que não há nenhum voto computado no sistema. O procedimento é aberto à sociedade. Na Bahia, a Justiça Eleitoral convidou representantes das coligações e partidos, bem como o Ministério Público e a OAB para acompanharem o procedimento. 

Realizada a oficialização do sistema no âmbito do TRE, todos os cartórios eleitorais realizarão o mesmo ato em seus municípios para oficialização do sistema de gerenciamento dos votos de sua circunscrição. Após o procedimento de oficialização, o sistema só será utilizado novamente no dia da eleição, a partir das 17h, quando terá início a totalização. 

Matéria: Tainara Figueiredo


Nenhum comentário:

Postar um comentário