sábado, 29 de outubro de 2016

Segundo turno eleitoral: TRE-BA sorteia duas urnas eletrônicas que serão auditadas neste domingo (30/10) em Salvador; equipamentos já saíram de Vitória da Conquista



A cidade de Vitória da Conquista é a única no estado onde haverá segundo turno





O Tribunal Regional Eleitoral da Bahia (TRE-BA) sorteou na manhã deste sábado (29/10), duas urnas eletrônicas das zonas eleitorais  de Vitória da Conquista que passarão pelo procedimento de auditoria por votação paralela neste domingo (30/10), na sede do Eleitoral baiano, em Salvador.  

As urnas sorteadas são da 39ª zona eleitoral, seção 131, que fica na Avenida Boa Vontade, em Ibirapuera e da 40ª ze, seção, 302, que corresponde à Escola Municipal Euclides da Cunha, no Distrito de São Sebastião. Os equipamentos foram conduzidos por servidores do Tribunal, lotados na Seção de Segurança Institucional (SEGIN), que deverão percorrer mais de 500 quilômetros, ou seja, quase oito horas de viagem.


Vale destacar que os eleitores das seções 131 e 302 não sofrerão prejuízos no momento da votação, visto que urnas de contingência foram preparadas com as mesmas informações dos candidatos e cidadãos, a fim de suprir os equipamentos que serão auditados.  

Conheça a dinâmica

A votação paralela é uma auditoria pública da Justiça Eleitoral, que visa confirmar a segurança da urna eletrônica. O processo consiste em simular uma eleição com urnas oficiais, que seriam utilizadas no pleito e que, portanto, já haviam sido alimentadas com lista dos candidatos Herzem Gusmão (PMDB) e Zé Raimundo (PT), além de dados dos eleitores. O procedimento é feito por amostragem e objetiva validar a confiabilidade das máquinas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário