sábado, 1 de outubro de 2016

Eleitores poderão usar “cola eleitoral” com dados dos candidatos

A Justiça Eleitoral baiana disponibiliza arquivo que pode ser impresso e preenchido pelos eleitores


Falta apenas um dia para as Eleições Municipais 2016 e, no intuito de facilitar a votação dos eleitores baianos, o Tribunal Regional Eleitoral da Bahia (TRE-BA) disponibilizou, por meio do seu portal e blog, um modelo de “cola eleitoral”. O material poderá ser impresso pelos eleitores e preenchido com os dados dos candidatos de sua preferência. O acesso à cabina de votação portando a “cola” é autorizado pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE).


Para votar, os eleitores deverão apresentar documento oficial com foto. A apresentação do título de eleitor não é obrigatória, porém a Justiça Eleitoral na Bahia aconselha que os eleitores consultem seus números de zona e seção eleitoral antes de se dirigirem aos seus locais de votação. 

Ordem de votação

Nas eleições municipais 2016, o registro de voto seguirá a seguinte ordem: 1º) vereador e 2º) prefeito. A estimativa para o pleito deste ano é a de que o tempo de votação não ultrapasse um minuto. 

Para a escolha de candidato a vereador, os eleitores deverão digitar 5 (cinco) números e, em seguida, acionar a tecla verde, de “CONFIRMA”, na urna eletrônica. Já para registrar o voto para prefeito, serão dois dígitos. Do mesmo modo, o eleitor deverá – após informar o número correspondente ao seu candidato – acionar o “CONFIRMA”. 

Nos dois casos, é importante que o eleitor confira se os dados (nome e foto) que aparecem na urna correspondem ao candidato desejado. Caso contrário, o eleitor poderá corrigir o voto, através da tecla laranja, “CORRIGE”, e prosseguir com a numeração correta. O eleitor que decidir votar em branco deverá apertar a tecla “BRANCO” e, em seguida, “CONFIRMA”.

Consulta

A consulta sobre números de zona e seção eleitoral, além do local de votação, poderá ser feita através do portal do TRE-BA (www.tre-ba.jus.br). Para acessar as informações, o interessado deverá seguir, pelo menu principal, o caminho: Eleitor > Título e local de votação. Na página, será possível solicitar a consulta tanto por nome quanto pelo número do título.

Além do portal, o TRE da Bahia disponibiliza o serviço Disque Título, acessado através do telefone (71) 3373-7000, opção (1) ou (9). O serviço busca esclarecer as dúvidas de eleitores referentes ao exercício do voto e evitar transtornos no dia do pleito. O serviço estará disponível aos eleitores até o dia do pleito, quando funcionará entre 7h e 17h. 
   

Matéria: Lorena Costa

Nenhum comentário:

Postar um comentário