domingo, 2 de outubro de 2016

Eleições 2016: Justiça eleitoral divulga balanço de ocorrências; dados ainda podem ser atualizados


Durante as Eleições Municipais 2016, o trabalho de fiscalização de boca de urna e outros fatos da Justiça Eleitoral na Bahia contabilizou, pelo menos, 266 ocorrências. No Estado, mais de 30 pessoas chegaram a ser presas. O maior número de registros ocorreu no município de Utinga, localizado a 419 km de Salvador, onde 200 eleitores se aglomeravam em frente a um local de votação. Os números são parciais e deverão ainda ser atualizados pelo sistema de contabilização das ocorrências.


Substituições de urnas

Conforme último balanço (22h26) do sistema da Justiça Eleitoral, 166urnas apresentaram problemas. A capital baiana contabilizou o maior número de substituições de urnas. Na Escola Municipal Xavier Marques (20ª Zona Eleitoral, seção 273), a urna eletrônica foi substituída por uma de lona e os eleitores votaram por cédula de papel. 


Principais fatos

A cerimônia de abertura da eleição teve início às 8h, com o Hino Nacional Brasileiro e o hasteamento das bandeiras, na sede do Tribunal Regional Eleitoral da Bahia (TRE-BA). Participaram da solenidade os juízes membros do TRE-BA, o presidente Mário Alberto Simões Hirs; o vice-presidente José Edivaldo Rocha Rotondano; o juiz Gustavo Mazzei Pereira e o juiz Paulo Roberto Lyrio Pimenta. 

Antes da abertura oficial, às 7h30, os mesários iniciaram os procedimentos nas seções eleitorais com a impressão da zerésima, relatório que comprova a inexistência de votos registrados nas urnas eletrônicas antes da votação. 

Em paralelo às eleições ocorreu, no auditório do TRE-BA, a auditoria por meio de votação paralela. O procedimento foi realizado em cinco urnas eletrônicas, sorteadas ontem (1º/10), na véspera do pleito. A votação paralela tem o objetivo de atestar a confiabilidade da urna eletrônica. 

A divulgação do “Plantão Eleições 2016” foi feita por meio da TV TRE-BA, canal do tribunal baiano no YouTube, pelo blog oficial do TRE da Bahia (blog.tre-ba.jus.br) e através das redes oficiais do Órgão: Facebook (com transmissões ao vivo), Instagram e Twitter. Duas entrevistas coletivas com o presidente ocorreram ao longo do dia, às 11h e 20h.

Matéria: Tainara Figueiredo

Nenhum comentário:

Postar um comentário