domingo, 2 de outubro de 2016

É hoje: vote consciente

Eleitores deverão verificar seus locais de votação e ficar atentos aos documentos necessários e horários de início e término do pleito; na Bahia, são 10.570.085 aptos para votar

As Eleições Municipais 2016 acontece neste domingo, 2 de outubro, e, na Bahia, 10.570.085 eleitores estão aptos para comparecer às urnas e registrar votos para vereador e prefeito. Para orientar o eleitor e contribuir para uma melhor fluidez da votação, o Tribunal Regional Eleitoral da Bahia (TRE-BA) listou alguns dos procedimentos a serem adotados durante o pleito. Confira:

Horário da votação: As seções eleitorais abrirão às 8h e a votação se encerrará às 17h (horário local). 

Documentos: No dia da eleição, não é obrigatória a apresentação do Título de Eleitor. No entanto, é necessário apresentar ao mesário documento oficial com foto (carteira de identidade, passaporte, carteira de categoria profissional reconhecida por lei, certificado de reservista, carteira de trabalho ou carteira nacional de habilitação). Não serão admitidas certidões de nascimento e casamento.

Local da votação: No título de eleitor constam informações sobre a zona eleitoral e a seção onde você vota. Mas, se você não sabe onde vota ou perdeu o título, pode consultar esses dados e o número do seu título por meio do Disque-Título, através do número (71)3373-7000, opção (1) ou opção (9). O serviço de call center  estará disponível no dia eleição em esquema de plantão, das 7h às 17h.  

Cola Eleitoral: Para facilitar o procedimento no dia da votação, a Justiça Eleitoral disponibiliza um modelo de “cola eleitoral”. O material poderá ser impresso pelos eleitores e preenchido com os dados dos candidatos de sua preferência. O acesso à cabina de votação portando a “cola” é autorizado pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE).  A cola é permitida, mas não pode ser distribuída, pois constitui crime eleitoral.


Ordem de votação: Nas eleições municipais 2016, o registro de voto seguirá a seguinte ordem: primeiro vereador e segundo prefeito. A estimativa para o pleito deste ano é a de que o tempo de votação não ultrapasse um minuto. 

Para a escolha de candidato a vereador, os eleitores deverão digitar 5 (cinco) números e, em seguida, acionar a tecla verde, de  “CONFIRMA”, na urna eletrônica. Já para registrar o voto para prefeito, serão dois dígitos. Do mesmo modo, o eleitor deverá – após informar o número correspondente ao seu candidato – acionar o “CONFIRMA”.  Caso digite o número errado, o eleitor poderá corrigir o voto, com a tecla laranja, “CORRIGE”, e prosseguir com a numeração correta. O eleitor que decidir votar em branco deverá apertar a tecla “BRANCO” e, em seguida, “CONFIRMA”.

Vestuários e aparelhos tecnológicos: É permitido a manifestação individual e silenciosa, podendo o eleitor colar adesivos em camisa normal que estiver vestindo, mas é vedado o uso de camisa com numeração e foto de candidato. Fica proibido, no entanto, qualquer tipo de ato de campanha na seção eleitoral e distribuição de santinho. 

É proibido portar aparelhos de telefonia celular, filmadoras, máquina fotográfica ou qualquer equipamento de comunicação que possam comprometer o sigilo do voto. Esses aparelhos devem ficar retidos com o mesário enquanto o eleitor vota.


Matéria: Júnior Pinheiro

Nenhum comentário:

Postar um comentário