sábado, 29 de outubro de 2016

2º turno: TRE-BA sorteia urnas eletrônicas de Vitória da Conquista para auditoria

Duas urnas, sendo uma da 39º e outra da 40º zona eleitoral, serão trazidas à capital para realização da auditoria por votação paralela; Justiça Eleitoral deverá enviar novos equipamentos às respectivas seções



A Comissão de Auditoria das Eleições Municipais 2016 sorteou, neste sábado (29/10), as urnas eletrônicas de Vitória da Conquista que, durante a realização do 2º turno do pleito, passarão pela auditoria por votação paralela. O sorteio, realizado na sala de sessões do TRE baiano, foi acompanhado por auditores independentes.  

Foram sorteadas duas urnas eletrônicas, sendo uma pertencente à seção 131, da 39º Zona Eleitoral, e outra da seção 302, vinculada à 40º Zona Eleitoral. Os equipamentos deverão chegar à sede do TRE da Bahia (1ª Avenida do CAB, número 150) ainda neste sábado (30/10). A auditoria acontece amanhã (30/10 – dia do 2º turno do pleito), das 8 às 17h, no auditório do Regional baiano.

Objetivo 

A auditoria por votação paralela tem o objetivo de demonstrar a confiabilidade do sistema de votação eletrônica. Para o procedimento, votos são registrados em cédulas de papel e depositados em urnas de lona. Essas urnas ficam lacradas até que, amanhã (30/10) sejam abertas para que os votos anotados nas cédulas sejam gravados, um a um, nas urnas eletrônicas. 

Ao final do procedimento, que é todo filmado pela Justiça Eleitoral, é feito um comparativo entre os votos registrados em papel e aqueles digitados nas urnas eletrônicas. Os resultados deverão ser idênticos. A realização da auditoria é disciplinada pela Resolução 23.458/2015, do Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

Nenhum comentário:

Postar um comentário