domingo, 30 de outubro de 2016

2º turno: eleitores comparecem ao TRE-BA para justificar o voto

Além da sede do TRE-BA, eleitores que estão na capital baiana podem justificar no aeroporto e no terminal rodoviário; em todo o estado são 237 postos de justificativa


O movimento de eleitores que precisam justificar o voto neste 2º turno das eleições municipais 2016 é intenso na sede do Tribunal Regional Eleitoral da Bahia (TRE-BA). Até o início da tarde de hoje (30/10), quase 500 eleitores já haviam passado pelo local. Além da sede do regional baiano, eleitores que estiverem em Salvador neste domingo poderão justificar o voto também no aeroporto e no terminal rodoviário. 
Em todo o estado, são 237 postos de justificativa. A lista completa desses locais pode ser acessada no site do Regional baiano (www.tre-ba.jus.br). No Brasil, 57 municípios realizam o 2º turno neste domingo (30/10). Já na Bahia, o novo pleito acontece apenas em Vitória da Conquista. Para justificar, o eleitor precisará preencher o requerimento de justificativa eleitoral, informar o número do título de eleitor, além de apresentar documento oficial com foto. É possível justificar até o encerramento do pleito, 17 horas.

Quem não votar e não justificar 

O eleitor que não votar em três eleições consecutivas, não justificar sua ausência e não quitar a multa devida terá sua inscrição cancelada. A regra não se aplica aos eleitores cujo voto seja facultativo (analfabetos, maiores de dezesseis e menores de dezoito anos, e maiores de setenta anos) e aos portadores de deficiência física ou mental que torne impossível ou demasiadamente oneroso o cumprimento das obrigações eleitorais, que requererem na forma das Res.-TSE nº 20.717/2000 e nº 21.920/2004, sua justificação pelo não cumprimento daquelas obrigações. 


Nenhum comentário:

Postar um comentário