sexta-feira, 30 de setembro de 2016

Sorteio das urnas eletrônicas que serão auditadas acontece amanhã (1º/10)


A Comissão de Votação Paralela, instituída no âmbito do Tribunal Regional Eleitoral da Bahia (TRE-BA) pela Resolução Administrativa n.º 17/2016, realiza, neste sábado (1º/10), o sorteio das cinco urnas eletrônicas que passarão por auditoria no dia da Eleição Municipal 2016 (domingo, 2 de outubro). O procedimento ocorre em audiência pública e tem início 9h, na sede do Regional baiano (1ª Avenida do Centro Administrativo da Bahia, 150 – CAB). A comissão é formada por servidores do TRE da Bahia e presidida pelo juiz de Direito Antônio Cavalcanti. 


Os trabalhos contarão com apoio da Polícia Militar da Bahia. À disposição da Justiça Eleitoral baiana estarão quatro veículos e um helicóptero, para busca das urnas - já preparadas para as Eleições Municipais 2016 - em suas respectivas seções eleitorais. As urnas sorteadas deverão ser substituídas por urnas de contingência, também preparadas para atender situações emergenciais. 

Toda a auditoria por votação paralela será acompanhada por representantes do Ministério Público Estadual, Ordem dos Advogados do Brasil – Seccional Bahia (OAB-BA), partidos, coligações e integrantes da sociedade que queiram participar.

Objetivo

A auditoria por votação paralela tem o objetivo de demonstrar a confiabilidade do sistema de votação eletrônica. Para o procedimento, será registrado voto – do mesmo modo que é feito na votação oficial – em cada uma das urnas eletrônicas sorteadas. Os mesmos votos serão também anotados em cédulas de papel e depositados em urnas de lona. O processo é feito por estudantes convidados a efetuar os registros. 

Ao final do procedimento, que é todo filmado pela Justiça Eleitoral, é feito um comparativo entre os votos registrados em papel e aqueles digitados nas urnas eletrônicas. Os dados deverão coincidir. A realização da auditoria é disciplinada pela Resolução 23.458/2015, do Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

Matéria: Lorena Costa 

Nenhum comentário:

Postar um comentário