sexta-feira, 30 de setembro de 2016

Justiça Eleitoral oficializará Sistema de Gerenciamento neste sábado (1º/10)


A Justiça Eleitoral baiana realizará, neste sábado (1º/10), véspera do pleito, a oficialização do Sistema de Gerenciamento das Eleições Municipais 2016. O evento, marcado para 13h30, faz parte dos atos preparatórios para a votação e é previsto pela Resolução 23.456/2015, do Tribunal Superior Eleitoral (TSE). O Sistema de Gerenciamento é o software desenvolvido pelo TSE, responsável pela realização dos cálculos necessários à totalização dos votos e obtenção do resultado das eleições.

Instalado exclusivamente em computadores da Justiça Eleitoral, o sistema encontra-se em modo simulado. Na oficialização, através da inserção de comando próprio, passará a operar em modo oficial, não sendo possível a inserção de qualquer arquivo que não seja oriundo de urnas eletrônicas oficiais. Na oportunidade, será emitido relatório que atesta a inexistência de votos computados no sistema. Após o evento, o programa somente será utilizado novamente no dia da eleição, a partir das 17h, para a totalização.

O evento é aberto à sociedade e poderá ser acompanhado por representantes das coligações e partidos participantes do pleito, bem como do Ministério Público e OAB, os quais já foram notificados para o ato. Realizada a oficialização do sistema no âmbito do TRE, todos os cartórios eleitorais realizarão o mesmo ato em seus municípios para gerenciamento dos votos de sua circunscrição.

Com informações do Tribunal Superior Eleitoral (TSE)

Nenhum comentário:

Postar um comentário